Apaga-fogo

Alternanthera tenella

Espécie herbácea perene que se desenvolve em todo o País, ocupando campos destinados à horticultura, a exemplo daqueles ocupados por tomate. Ocorre ainda em pomares de goiaba e laranja, e em áreas com plantio de manga. Hospedeira de Brevipalpus phoencis, ácaro-da-leprose, que ataca os citros. A espécie fornece recurso alimentar para abelha europeia.
Apresenta caule prostrado com os ramos terminais ascendentes. No início do desenvolvimento, o caule principal apresenta ramificação radial e esta se ramifica em dicotomia ou 3 ramos. Folhas simples desprovidas de pecíolo, filotaxia oposta, limbo lanceolado com margem inteira e apículo terminal. Inflorescência em glomérulos contendo tépalas brancas, secas e livres entre si. Os estames são soldados, formando um tubo, o qual possui no ápice parte dos filetes com anteras, alternando-se com peças semelhantes a estaminoides, desprovidos de anteras. A espécie pode ser diferenciada das afins do mesmo gênero, pelo que se segue: A. brasiliana possui a inflorescência do tipo glomérulo sobre longos eixos, enquanto que A. tenella possui os glomérulos sésseis. A. philoxeroides possui folhas com limbo oblongo, cuja base é arredondada, enquanto que A. tenella possui limbo lanceolado, estreitando-se em direção à base. Propaga-se por meio de sementes, no entanto a planta consegue alastrar-se com facilidade por meio a formação de raízes junto aos nós dos ramos.
Planta Invasora de importância para culturas anuais. Apresenta um crescimento vigoroso, sempre lançando novos ramos sobre a vegetação existente. Geralmente domina as áreas onde infestam ao causarem sombreamento sobre as demais plantas.