Borragem

Borago officinalis

Borragem (Borago officinalis L.), é uma planta herbácea anual mediterrânea, nativa do sul da Europa e do oeste da Ásia, a seguir naturalizada em toda a Europa e América do Norte.
Possui folhas todas alternas, cálices patentes.
O caule é redondo, carnoso-suculento, levantado, angulado, com sulcos intermédios; ângulos decursivos das folhas, pequenos, empubescido; pelos assovelados, um tanto rijos, pungentes, nascidos duma base tuberculada, quase redonda; ramoso, difuso; ramos alternos, roliços, estriados, híspidos.
As folhas são alternas, junto dos ramos, ovadas-oblongas, obtusas, patentes, rentes, amplexicaules, quase decursivas, superiormente verdes, inferiormente esverdeadas, híspidas de ambas as partes, venosas-rugosas; as inferiores espatuladas, de um palmo.
O corimbo é terminal, bifendido. O cálice é monofilo, híspido e quase de cor de púrpura, lacínias lineares-lanceoladas, um tanto agudas, quase iguais, levantadas.
A corola é roxa do comprimento do cálice, lacínias lanceoladas, agudas, planas-patentes, quase iguais. A face coroada com cinco escamas, ovadas, obtusas, chanfradas, quase carnosas, esbranquiçadas; uma na base de cada lacínia da corola; outras cinco inseridas na parte exterior de cada filete perto da antera, mais curtas que as anteras, levantadas.
Tem cinco filetes, carnosos; curtos, esbranquiçados, turbinados-triangulares, exteriormente convexos, anteriormente gibosos, chanfrados em ambos os lados, superiormente levantados, um pouco mais compridos que as escamas da corola.
As anteras são lanceoladas, agudas, aquilhadas de ambas as partes, levantadas, convergentes. Pistilo: germe sobreposto, dividido em quatro lóbulos, obtuso, verde, liso. Estilete cilíndrico, esbranquiçado, do comprimento dos estames. Estigma troncado.

Produtos fitofarmacêuticos