Corda de viola, Corriola, Campainha, Jetirana

Ipomoea grandifolia

Espécie herbácea anual, vegetando em ambientes secos, úmidos ou até alagados, a exemplo de lavouras que exigem lâmina d’água. Quando instalada em áreas cultivadas, cresce enrolando-se às plantas, podendo ocorrer competição por luz, além de dificultar as práticas agrícolas, a exemplo da colheita. Ocorre com muita frequência em cultivos de batata, pomares de laranja e goiaba e em áreas destinadas ao plantio de bananas e uvas. Abriga os tripes das espécies Selenothrips rubrocinctus e Frankliniella schultzei, que atacam a manga; este último ataca também a cultura do tomate.
Apresenta caule trepador volúvel ou então cresce apoiada ao solo, emitindo raízes adventícias. Possui coloração verde ou avermelhada, sendo recoberto por indumento de pelos brancos. Folhas alternadas, longo-pecioladas, limbo muito desenvolvido e com formato variando na mesma planta, havendo predomínio de cordiforme típico, podendo ocorrer ainda o cordiforme com lobos basais discretos e o recortado em 3 lobos, mas cujos recortes nunca atingem a nervura central, sendo o lobo apical muito longo. Inflorescência axilar do tipo corimbo, constituída por um longo eixo encimado por até 10 flores e cujos pedúnculos possuem tamanhos diferentes, mas alcançam todos quase a mesma altura. Flores sempre menores que as folhas, vistosas e de coloração rósea, pedunculadas, cálice persistente no fruto, constituído por 5 sépalas verdes de base larga e ápice acuminado, corola com tubo reto alargando-se gradualmente em direção ao ápice, evidenciando internamente coloração mais escura no tubo, com mais destaque para as linhas de soldadura das 5 pétalas. Androceu com 5 estames e gineceu com estigma bigloboso, inclusos no tubo. Fruto do tipo cápsula. Assemelha-se muito com I. ramosissima, pois ambas copiam a mesma cor de flor e as folhas também se igualam, no entanto, podem ser diferenciadas utilizando-se as sépalas como características diferenciais, a saber: I. triloba possui sépalas agudas e I. ramosissima possui sépalas obtusas. Propaga-se por meio de sementes e por fragmentos do caule.
As plantas deste gênero são muito prejudiciais às lavouras anuais em função da dificultando que impõe a colheita mecanizada, além de manter os ambientes com alta umidade nas lavouras. São muito difíceis de serem controladas.