Feiteiro

Pteridium

Pteridium é um género botânico, pertencente à família das Dennstaedtiaceae, que inclui um complexo específico de cerca de 10 espécies de fetos de grandes grandes dimensões com distribuição sub-cosmopolita.
Pteridium tem a mais ampla distribuição natural entre os géneros de pteridófitos, ocorrendo em todos os continentes excepto na Antárctica e em todos os ambientes, excepto nos desertos quentes e frios, o que lhe confere uma verdadeira distribuição cosmopolita. Foi considerado um género mono-específico, incluindo apenas a espécie Pteridium aquilinum, entretanto subdividida em várias espécies.
No contexto evolutivo o género pode ser considerado entre os pteridófitos com maior capacidade de sobrevivência. A planta forma manchas densas de grandes frondes triangulares, directamente inseridas num extenso rizoma alimentado por uma poderosa zona radicular. As raízes podem alargar-se até mais de 1 m de distância da base das frondes.
As frondes podem atingir 2,5-3,0 m de comprimento, sendo típico dimensões de 0,6-2,0 m de altura. Em ambientes frios, a planta é decídua, perdendo as folhas no inverno. Requer solos bem drenados, geralmente em áreas declivosas.
As plantas integradas neste géneros são alimento de larvas de algumas espécies de Lepidoptera como Melanchra persicariae, Phymatopus, Pharmacis, Triodia sylvina e Euplexia lucipara.

Produtos fitofarmacêuticos