Gigante
Gunnera tinctoria
Gunnera tinctoria é uma planta ornamental e comestível da família Gunneraceae, com distribuição natural nas zonas temperadas do Chile e da Argentina. Introduzida em diversas regiões subtropicais e temperadas, e em algumas delas considerada espécie invasora, incluindo na ilha de São Miguel (Açores).
Gunnera tinctoria é uma planta herbácea, com altura superior a 1 metro, com caules semi-subterrâneos carnosos e grossos. As folhas, os "pangues", são alternas e lobuladas. A superfície das folhas é de coloração verde escura, podendo ultrapassar um metro de de diâmetro, com tacto áspero devido a pelos grossos que apresentamn tanto na página superior como na inferior, com nervuras proeminentes. Os pecíolos, as "nalcas", ultrapassam o metro de comprimento, grossos e cobertos de espículas. As flores ocorrem num tipo de inflorescência denominado bohordo, com flores unissexuais e hermafroditas. O fruto é uma drupa de coloração vermelha-alaranjada, com cerca de 2 mm de diâmetro.
As folhas e caules de G. tinctoria são semelhantes ao ruibarbo (Rheum rhabarbarum), razão pela qual a planta é conhecida como "ruibarbo-do-chile".
O caule tem uso medicinal pelas suas propriedades adstringentes.