Picão-preto
Bidens pilosa
Descrição: Espécie herbácea anual, instala-se em áreas ocupadas com espécies olerícolas, a exemplo do alho, da alface, beterraba, cebola, cenoura e tomate. Instala-se ainda em lavouras de banana, mamão, manga, maracujá e pomares de goiaba, laranja, maçã e pêssego. Ocorre também na cultura de uva espaldeirada e em cultivos de amendoim. Forma compostos alelopáticos que inibem o desenvolvimento da alface, nabo e repolho. Hospedeira alternativa do Begomovirus do tomate, transmitido a determinadas culturas pela mosca-branca, Bemisia tabaci raça B. Também hospeda Ralstonia solanacearum, que causa a murcha bacteriana, conhecida como moko, uma das doenças mais severas para todos os grupos de bananeiras. Abriga os tripes Selenothrips rubrocinctus e Frankliniella schultzei, que atacam a manga. Hospeda ainda a cochonilha Orthezia praelonga e o ácaro Brevipalpus phoenicis, que transmitem o vírus da leprose dos citros. A espécie fornece pólen para abelhas, sendo também amplamente utilizada na medicina popular.
Apresenta caule anguloso, verde com manchas avermelhadas e com pilosidade branca. Folhas opostas com limbo dotado de 5 recortes profundos que atingem a nervura central e com margem serreada, pecíolos verdes ou avermelhados, pilosos. Inflorescência axilar e terminal do tipo capítulo longo-pedunculado. Capítulos rodeados por um invólucro de brácteas foliáceas, semelhante a um cálice, e um segundo invólucro de 5 a 6 brácteas não muito desenvolvidas, de coloração amarela, semelhante a uma corola. Flores centrais tubulosas, de coloração amarela. Fruto aquênio preto com 2 dentes, podendo ocorrer um 3º dente não muito desenvolvido. Bidens pilosa pode ser diferenciada de B. alba, por apresentar o capítulo rodeado por brácteas pequenas e de coloração amarela, acrescentando-se ainda o fruto ou picão com 2 dentes, podendo ocorrer um 3º de tamanho reduzido. Propagação por meio de sementes.
Abundância: Muito comum
Distribuição geográfica: Madeira (bermas das estradas, terrenos incultos e cultivados, nas regiões baixas), Selvagem Grande e Pequena.
Origem: Nativa da América do Sul.