Kenkio
- Fabricante
- ISK
- Categoría
- Funguicidas
- Registrado hasta el
- No disponible
- Número de registro
- 0277
- Materiales activos
- ciazofamida25 g/l
Fungicida de ação preventiva e anti-esporulante, proteção dos novos crescimentos – sistemia conferida pelo fosfonato de dissódio, proteção dos cachos, bom aliado na gestão anti-resistências, bom perfil para insectos e ácaros auxiliares, produto seguro para o homem, sem influência na fermentação dos mostos nem na qualidade do vinho, formulação líquida estável.
MODO DE AÇÃO
KENKIO é um fungicida sistémico com mobilidade translaminar, com atividade sobre o míldio da videira (Plasmopara viticola).
O Kenkio é composto por 25 g/l de ciazofamida e por 250 g/l de fosfonato de dissódio.
A ciazofamida pertence ao grupo químico ciano-imidazol, é inibidor da respiração mitocondrial dos fungos no complexo III (citocromo bc1), fixando-se na face interna do citocromo b. Pertence ao grupo Qil (inibidor interno de quinona). Classificação FRAC código 21.
A ciazofamida é eficaz em todos os estados de desenvolvimento do fungo. Com elevada eficácia preventiva impedindo o desenvolvimento do tubo germinativo – germinação dos esporos. Impede também a sobrevivência dos esporos (esporulação).
O fosfonato de dissódio é uma substância ativa pertencente ao grupo dos fosfonatos, indução das defesas da planta hospedeira. O fosfonato de dissódio tem sistemia ascendente e descendente, protegendo os novos crescimentos da planta e estimula as defesas naturais da planta hospedeira.
O efeito fungicida do Kenkio garante a proteção dos novos rebentos, aliado a uma superior proteção dos cachos.
Devido ao seu modo de ação com baixo risco de resistências, o Kenkio pode ser usado numa estratégia anti-resistências no controlo do míldio.
O Kenkio deve ser utilizado ao aparecimento dos primeiros sintomas da doença.
Registrado para cultivos | Calificar |
---|---|
Uvas | 4 l |