Mandarová

Erinnyis ello

Partes afetadas: Folhas, caule, ramos

Fases em que ocorre o ataque: Crescimento vegetativo, Floração

Identificação: Os ovos possuem forma oval e medem cerca de 1,5 mm de diâmetro. São verdes e brilhantes, tornando-se amarelos com várias pontuações avermelhadas.
Lagartas recém eclodidas medem cerca de 5 mm de comprimento. A coloração varia entre verde, amarela, alaranjada, marrom, cinza escuro e preta.
As lagartas dessa espécie passam por cinco fases de desenvolvimento. Lagartas no primeiro instar possuem apêndice abdominal longo e fino, com diâmetro que não varia muito e coloração escura. No segundo instar, o apêndice também é longo e fino, porém existe um engrossamento na base, onde começa a ficar com uma coloração mais clara. No terceiro instar, apresenta uma forma cônica de coloração creme-claro. No quarto instar o apêndice engrossa e diminui o tamanho, e possui como cor predominante creme-claro. No quinto instar o apêndice torna-se curto e grosso.
Lagartas de quinto instar medem de 10 cm a 12 cm de comprimento.
Na fase de pupa, a cor varia entre castanho claro e castanho escuro e mede de 4 a 6 centímetros de comprimento.
As mariposas medem em média 90 mm de envergadura, apresentam coloração cinza com faixas pretas no abdome. Essas faixas vão até o dorso. Asas anteriores e posteriores são avermelhadas, com uma faixa castanho-escura que bordeja a margem apical. Os machos possuem um abdome menos volumoso e uma faixa longitudinal paralela à margem posterior.

Bioecologia: O período de incubação do ovo pode variar de dois a seis dias.
Ovos parasitados possuem coloração mais escura, quase preta.
O período necessário para a lagarta passar por todas as fases de desenvolvimento (instares) varia de 12 a 15 dias. Nesse período, na mandioca as lagartas consomem em média 12 folhas da planta.
Na fase pré-pupa, as lagartas descem até o solo, escondendo-se debaixo de restos de material vegetal, onde ficam sem se alimentar e se movimentam muito pouco. Ao fim de cerca de 2 dias elas já estão empupadas.
A fase de pupar varia entre 15 e 30 dias.
As mariposas não costumam causar danos às culturas, isso porque elas se alimentam de néctar.

Sintomas: Causa a desfolha das plantas atacadas.

Controle biológico: Possui um predador natural, que é o coleóptero Calosoma sp.

Controle químico: Uso de inseticidas específicos, seguindo a indicação do fabricante.

Produtos fitofarmacêuticos