Saúva-mata-pasto

Atta bisphaerica

Descrição: A espécie Atta bisphaerica Forel é vulgarmente conhecida como saúva-mata-pasto. A importância econômica desta praga é devido principalmente ao desfolhamento que causa nas plantas que ataca, sendo especialmente daninha em áreas agrícolas de reflorestamento e jardins. Essa espécie ocorre apenas no Brasil, com registros publicados nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Além das pastagens, Atta bisphaerica pode atacar arroz, cana-de-açúcar e milho.

Sintomas: Pode causar grandes prejuízos em culturas cuja população de plantas jovens é alta. Em plantações mais velhas, ataca as folhas, flores e sementes. O dano é ocasionado principalmente pelo corte das folhas em fragmentos semicirculares ou triangulares, os quais são usados para a cultura do fungo, do qual se alimenta.

Bioecologia: O formigueiro se localiza geralmente em solos argilosos ou arenosos, cobertos por gramíneas durante todo o ano, raramente se encontra em terras férteis e não é observado no cerrado. Se carateriza por ter apenas um montículo de terra solta, diferenciando-se dos montículos de A. sexdens rubropilosa por ser mais plano. Os olheiros estão circundados por saliências, com superfície arredondada, semelhantes a crateras não tão altas como as de A. silvai.
O aparecimento das formas sexuadas (revoadas) no exterior do ninho ocorre no período da manhã, na estação chuvosa.
O forrageio (atividade realizada pelas operárias que envolve procura, corte e transporte do material vegetal) geralmente é através de trilhas. As operárias são bastante ativas, diminuindo quando o céu está encoberto e em temperaturas baixas; a maior atividade de forrageio ocorre com temperaturas entre 15 e 20 °C e umidade relativa de 69%.
A cabeça das operárias maiores tem até 6,4 mm de largura, característica que as distingue das outras espécies.

Controle químico: Antes de iniciar o controle deve-se percorrer a área para observar a atividade das colônias, a distância entre elas e o forrageamento. Selecionar colônias características da espécie, sem muitos montículos de terra solta espalhados. Deve-se retirar a terra solta ao redor dos olheiros 24-48 horas antes da aplicação do formicida. No controle de A. bisphaerica tem-se usado iscas granuladas à base de sulfluramid.

Produtos fitofarmacêuticos