Adage 700 WS

Fabricante
SYNGENTA
Categoria
Inseticidas
Registrado até
Registro expirado
Número de registo
6411
Materiais ativos

NÚMERO, ÉPOCA E INTERVALO DE APLICAÇÃO
ADAGE 700 WS deve ser usado uma única vez na forma de tratamento de sementes.

MODO DE APLICAÇÃO
Algodão 
ADAGE 700 WS, através do tratamento de sementes pode controlar o curuquerê em ataques precoces, por até 15 dias, e o bicudo, por até 10 dias. Para as demais pragas, usar a maior dose, quando houver histórico de ocorrência das mesmas.
Amendoim: a dose maior deverá ser usada em regiões, onde ocorreu alta infestação da praga, no plantio anterior.
Arroz: é normalmente muito alta a infestação de broca do colo (Lagarta-do-elasmo), em áreas onde se fez queimada de restos culturais ou de pastagens.  Por esta razão, não se aconselha o plantio imediato nessas áreas. Recomenda-se fazer, antes do plantio, na preparação do solo, um bom revolvimento do mesmo, para promover um controle cultural da praga.  Usar a maior dose recomendada, quando houver histórico de ocorrência das pragas.
Batata: o tratamento deverá ser feito sempre antes da quebra de dormência. (Não efetuar tratamento quando os tubérculos estiverem em fase de brotação, pois poderá causar fitotoxicidade).
Feijão: evite o plantio de feijão junto a lavouras antigas desta cultura ou de soja. Nestas condições, quando da colheita destas áreas, haverá uma grande migração de Mosca-branca, tornando inevitável a transmissão da virose para a cultura nova. Recomenda-se plantar novamente nessas áreas, somente após a colheita das lavouras antigas. Usar a maior dose recomendada, quando houver histórico de ocorrência das pragas.
Milho:a dose maior deverá ser usada em casos de alta infestação, em condições de infestação inicial ou baixa população da praga usar a dose menor.
Soja: a dose maior deverá ser usada em regiões onde ocorreu alta infestação da praga no plantio anterior.
Trigo: usar a maior dose para as variedades suscetíveis ao VNAC.

Para o tratamento de tubérculo de batata: utilizar o sistema de esteira rolante, com um volume de calda em torno de 250 mL por 100 kg de sementes.
Para o tratamento de sementes de algodão, milho e trigo, diluir o produto em 500 mL de água, o suficiente para tratar 100 kg de sementes.
Para o tratamento de sementes de amendoim, feijão e soja, diluir o produto em 300 mL, o suficiente para tratar 100 kg de sementes.
Para o tratamento de sementes de arroz, é necessário 1,5 litro de água para se obter uma boa cobertura da semente.
Preparo da calda:
Passo 1 - colocar a quantidade de produto desejada em um recipiente próprio para o preparo da calda;
Passo 2 - colocar parte da água desejada, gradativamente, misturando e formando uma pasta homogênea;
Passo 3 - completar com a quantidade de água restante até atingir o volume de calda desejado.
Atenção: manter a calda em agitação permanente para evitar decantação.

Equipamentos de aplicação
Utilizar equipamentos que propiciem uma distribuição uniforme da calda sobre as sementes.
Existem máquinas específicas para tratamento de sementes fornecidas pelos seguintes fabricantes: Momesso (modelos: Amazone Transmix, Arktos, Seed–Mix, etc.), MecMaq (modelos: Turbo, Nypro, Tratec, UTS, UMTS, etc.), Niklas, Gustafson, etc.

Manutenção
Os mecanismos dosadores e pulverizadores destes equipamentos devem ser revisados e limpos diariamente ou a cada parada do equipamento. Resíduos de calda podem reduzir a capacidade das canecas ou copos dosadores ou afetar a regulagem de bicos e/ou mecanismos de aplicação da calda sobre as sementes.

Operação de tratamento de sementes de algodão, amendoim, arroz, feijão, milho, soja e trigo:
Com equipamentos de tratamento de batelada ou lotes, dos tipos Amazone Transmix, MecMaq Tratec, tambores rotativos, betoneiras e/ou similares:
Passo 1 - colocar um peso de sementes conhecido;
Passo 2 - adicionar o volume de calda desejada para este peso de sementes;
Passo 3 - proceder a agitação/operação do equipamento, de forma a obter uma distribuição uniforme da calda sobre as sementes, durante um tempo de 1-2 minutos por batelada.

Com equipamentos de tratamento com fluxo contínuo de sementes:
Passo 1 - aferir o fluxo de sementes (peso) em um determinado período de tempo;
Passo 2 - regular o volume de calda desejado para este peso de sementes no mesmo período de tempo.
Atenção:
Aferir periodicamente o fluxo de sementes e de calda, a fim de evitar erros na aplicação.
Não tratar as sementes diretamente sobre lonas, sacos ou mesmo nas caixas de sementes das máquinas semeadoras.
A utilização de meios de tratamento de sementes que provoquem uma distribuição incompleta ou desuniforme do produto sobre as sementes pode resultar em níveis indesejados ou falhas no controle de pragas.

INTERVALO DE SEGURANÇA
(período de tempo que deverá transcorrer entre a última aplicação e a colheita):
Não determinado devido à modalidade de emprego (tratamento de sementes).

INTERVALO DE REENTRADA DE PESSOAS NAS CULTURAS E ÁREAS TRATADAS:
Não aplicável devido à modalidade de uso.

LIMITAÇÕES DE USO
Na operação de semeadura mecanizada com sementes tratadas, estas apresentam uma redução no fluxo, comparativamente às sementes não tratadas. Para evitar utilizar uma quantidade menor de sementes que a usual e recomendada, deve-se regular a semeadura com as sementes já tratadas. As semeadoras e seus kits de distribuição de sementes devem ser limpos diariamente para evitar o acúmulo de resíduos nas paredes e engrenagens das mesmas. A falta deste tipo de manutenção pode alterar o fluxo de semeadura ou até mesmo provocar o bloqueio do equipamento. A não observância destas indicações pode resultar em baixa população de plantas, falha no plantio, excesso de sementes por metro ou outras irregularidades no plantio. Em função da baixa quantidade do produto a ser uniformemente distribuída em 100 kg de sementes, recomenda-se cuidados especiais nessa operação.
Fitotoxicidade para as culturas indicadas:
ADAGE 700 WS não apresenta qualquer efeito fitotóxico nas culturas e doses recomendadas.
Outras restrições a serem observadas

- No estabelecimento de culturas em sistema de plantio direto - cultivo mínimo sobre palhadas (restevas) de culturas de inverno (trigo, aveia, etc) é comum a ocorrência do ataque de diversas espécies de lagartas (como por exemplo: Pseudaletia spp. - Lagarta-do-trigo / Agrotis spp. - Lagarta-rosca / Spodoptera spp. - Lagarta-do-cartucho, etc) que migram destas restevas (restos culturais) ou de plantas tigüeras (guachas), muitas vezes, em grande quantidade, para as culturas recém-instaladas. Nestes casos, recomenda-se aplicar um inseticida específico para o controle destas lagartas, junto à operação de manejo antes da semeadura da nova cultura. Esta estratégia de dessecação da cultura anterior e das ervas daninhas deve ser realizada 3 semanas antes da semeadura, reduzindo as chances de ocorrência do ataque de lagartas grandes na emergência da cultura, pois estas lagartas, pelo porte avantajado, escapam ao controle do tratamento de sementes.
- As sementes tratadas com ADAGE 700 WS não devem ser usadas para alimentação humana, animal ou para fins industriais.
- Não deixe sementes tratadas expostas ao sol.

INFORMAÇÕES SOBRE O MANEJO DE RESISTÊNCIA
Qualquer agente de controle de inseto pode se tornar menos efetivo ao longo do tempo, se a praga alvo desenvolver algum mecanismo de resistência a ele. O Comitê Brasileiro de Ação a Resistência a Inseticidas - IRAC-BR recomenda as seguintes estratégias de manejo de resistência, visando prolongar a vida útil dos inseticidas:
- Qualquer produto para controle de pragas, da mesma classe ou modo de ação, não deve ser utilizado em gerações consecutivas da praga.
- Usar somente as doses recomendadas na bula/rótulo.
- Consultar sempre um Engenheiro Agrônomo para orientação sobre o Manejo de Resistência a Inseticidas.
- Incluir outros métodos de controle de pragas (Ex. Controle cultural, biológico, etc.) dentro do programa de Manejo Integrado de Pragas, quando disponível e apropriado.

INFORMAÇÕES SOBRE MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS
Incluir outros métodos de controle de pragas (Ex. Controle cultural, biológico, etc.) dentro do programa de Manejo Integrado de Pragas, quando disponível e apropriado.

Registado para culturasTaxa
Algodão30 - 45 g
Amendoins90 - 120 g
Arroz70 - 200 g
Batatas200 - 300 g
Feijões60 - 120 g
Milho30 - 60 g
Sojas15 - 90 g
Trigo-de-inverno31.3 - 87.6 g
Trigo-de-primavera31.3 - 87.6 g