Alion

Fabricante
BAYER
Categoria
Herbicidas
Registrado até
N/A
Número de registo
3116
Materiais ativos

INSTRUÇÕES DE USO
ALION é um herbicida à base do ingrediente ativo Indaziflam, indicado para o controle pré-emergente das plantas daninhas nas culturas da cana-de-açúcar (cana planta e cana soca), café e citros.

NÚMERO, ÉPOCA E INTERVALO DE APLICAÇÃO
Café
o produto deve ser aplicado no início do período das chuvas em pulverização sobre o solo úmido e livre de torrões, nas entrelinhas da cultura através de jato dirigido, e em pré-emergência das plantas daninhas. Aplicar em lavouras a partir de 3,0 anos de idade, ou seja, com plantas em plena produção e que apresentam caule lenhoso, lignificado com a casca ao redor do tronco de cor marrom. Realizar uma única aplicação de ALION a cada ano, ou seja, uma aplicação com intervalo mínimo de 12 meses.
Cana-de-açúcar: O produto deve ser pulverizado sobre o solo úmido, bem preparado e livre de torrões, na pré-emergência da cultura, em cana-planta logo após o plantio e na cana-soca logo após a colheita, e na pré-emergência das plantas daninhas. Realizar uma única aplicação de ALION a cada ano, ou seja, uma aplicação com intervalo mínimo de 12 meses.
Citros: o produto deve ser aplicado no início do período das chuvas em pulverização sobre o solo úmido e livre de torrões nas entrelinhas da cultura através de jato dirigido e em pré-emergência das plantas daninhas. Aplicar em lavouras a partir de 2,0 anos de idade, ou seja, com plantas em plena produção e que apresentam caule lenhoso, lignificado com a casca ao redor do tronco de cor marrom. Realizar uma única aplicação de ALION a cada ano, ou seja, uma aplicação com intervalo mínimo de 12 meses. É aconselhável que se aplique o produto sob condições climáticas adequadas, com o solo úmido e antes da germinação das plantas daninhas. Não aplicar com o solo seco ou com as plantas em condições de estresse hídrico.
Uma (1) única aplicação é suficiente para o controle das plantas daninhas durante o principal período de mato-competição nas culturas recomendadas.

MODO DE APLICAÇÃO
Café:
Utilizar pulverizadores tratorizados dotados de barra com bicos adequados para a aplicação de herbicidas de jato plano (leque) com pressão de 15 a 60 Lb/poI2 e com volume de 200 litros de calda por hectare. Para aplicação com pulverizadores costais manuais a calibração deverá ser feita individualmente, para acertar a velocidade de deslocamento em razão do bico que está sendo utilizado e do acionamento da alavanca de bombeamento; considerar o volume de calda de 200 litros de calda por hectare.
Cana-de-açúcar e Citros: utilizar pulverizadores tratorizados dotados de barra, com bicos-de jato plano (leque) com pressão de 15 a 60 Lb/poI2 e com volume de 200 litros de calda por hectare. Na aplicação não deve ocorrer sobreposições de faixas, pois isso poderá causar aumento na concentração do produto acima do recomendado. Atentar para as condições climáticas, observando principalmente a temperatura no momento da aplicação, devendo ser esta superior a 10ºC e inferior a 30ºC; a umidade relativa do ar deverá estar acima de 60 % e ventos com velocidades inferiores a 10 km/hora. Aplicar o produto de modo que este atinja sempre da melhor forma toda a superfície do solo, com uma cobertura uniforme da parte da área tratada, seguindo todas estas instruções, em caso de dúvidas, consultar sempre um Engenheiro Agrônomo.  

INTERVALO DE SEGURANÇA
Café ......................................... 20 dias
Cana-de-açúcar.......................... 165 dias
Citros ....................................... 35 dias

INTERVALO DE REENTRADA DE PESSOAS NAS ÁREAS TRATADAS
Não entre na área em que o produto foi aplicado antes da secagem completa da calda (no mínimo 24 horas após a aplicação). Caso necessite entrar antes desse período, utilize os equipamentos de proteção individual (EPIs) recomendados para o uso durante a aplicação.

LIMITAÇÕES DE USO
-ALION é seguro tecnicamente, quando utilizado de acordo com as instruções de uso.
-Como se trata de um herbicida para aplicação em pré-emergência das plantas daninhas, os melhores resultados são obtidos quando o solo se encontra em condições favoráveis de germinação das sementes das invasoras, com boa umidade, aplicar a partir do início das chuvas.
- Não aplicar ALION próximo a nascentes de água, lagos, riachos e rios, mantendo as aplicações a uma distância que não permita que a água de escoamento superficial venha a atingir os corpos de água.
- Utilizar o herbicida ALION em solos que apresentam aptidão agrícola para as culturas em que será aplicado, considerando as características de cada cultura, café, cana-de-açúcar e citros.
- Não aplicar ALION em solos rasos e/ou pedregosos que apresentem impedimento para o desenvolvimento pleno do sistema radicular, impedindo o estabelecimento das plantas e que comprometam o desenvolvimento das mesmas.
- Aplicar em solo que apresenta boas condições para um bom desenvolvimento das raízes em profundidade, no qual foi realizada calagem e/ou a gessagem.
- Não aplicar em solos que apresentem horizonte de compactação que impeçam a drenagem da água e o bom desenvolvimento das raízes.
- Não aplicar em solos secos ou em solos que apresentem drenagem excessiva.
- Não aplicar ALION em lavouras de café, citros e cana-de-açúcar, estabelecidas em solos de textura arenosa e/ou areia franca com teor de matéria orgânica abaixo de 1 %.
- Em solos leves de textura arenosa e franco arenosa com mais de 1 % de matéria orgânica, aplicar a menor dose recomendada, 150 mL/ha de ALION, em uma única aplicação por ano.
- Não aplicar em solos com deficiência de drenagem, ou seja, que possam ficar encharcados.
- Deve-se evitar a aplicação de ALION em áreas com declividade acentuada que favoreçam a erosão e o escoamento superficial intenso da água.
- Em citros, não aplicar ALION em lavouras que tenham plantas jovens (com menos de 2 anos de transplante). Aplicar somente quando o tronco das plantas se apresentar lignificado com a parte inferior do tronco apresentando a casca com cor marrom.
- Em café, não aplicar ALION em lavouras que tenham plantas jovens (com menos de 3 anos de transplante). Aplicar somente quando o tronco se apresentar lignificado com a parte inferior do tronco apresentando a casca com cor marrom.
- Na cultura do café e citros, somente realizar as aplicações em jato dirigido, o herbicida não pode atingir as folhas, frutos e raízes expostas.
- Nos replantios das falhas em lavouras de café e citros em que foi aplicado ALION anteriormente, deve-se no momento do replantio de novas mudas, durante a abertura das covas, retirar os 10 cm superficiais do solo e descartá-lo de tal forma que este solo não venha a ser utilizado no enchimento das covas do plantio da muda.
- Após o replante de mudas de café e de citros em áreas com culturas já estabelecidas, verificar o pleno preenchimento das covas com solo, verificar se não há depressões na superfície do solo que permitem que o herbicida se mova das plantas adultas em que o ALION foi aplicado para a zona de raiz através do escoamento superficial.
- Sempre aplicar em jato dirigido - nunca aplicar o produto sobre as plantas, evitar o contato do produto com as folhas, flores, frutos, tronco e principalmente o contato com raízes expostas superficialmente.
- Tomar todas as precauções para evitar a deriva durante a aplicação.
- Em café, citros e cana-de-açúcar não exceder a dose indicada de aplicação dentro do mesmo ano ou dentro da mesma safra.
- Não aplicar ALION em áreas de cultivo de café, citros ou cana-de-açúcar que se encontram em sua última safra e que serão eliminadas e substituídas por um novo plantio na mesma área.
- Para rotação de cultura observar o período mínimo de 24 meses após a última aplicação de ALION, para o plantio de uma nova cultura na área em que foi aplicado ALION.
- Não aplicar mais do que a máxima dose recomendada de 200 mL/ha por ano por safra em qualquer uma das culturas recomendadas ou tipo de solo.

INFORMAÇÕES SOBRE O MANEJO DE RESISTÊNCIA
O uso continuado de herbicidas com o mesmo mecanismo de ação pode contribuir para o aumento de população de plantas daninhas a ele resistentes. Como prática de manejo de resistência de plantas daninhas deverão ser aplicados herbicidas, com diferentes mecanismos de ação, devidamente registrados para a cultura. Não havendo produtos alternativos, recomenda-se a rotação de culturas que possibilite o uso de herbicidas com diferentes mecanismos de ação. Para maiores esclarecimentos, consulte um engenheiro Agrônomo.

Registado para culturasTaxaIntervalo de segurança
Café150 - 200 ml20
Cana-de-açúcar150 - 200 ml165
Citros150 - 200 ml35