Capim-colchão (Capim-de-roça, Capim-tinga)
Digitaria horizontalis (Agrostis digitata, Digitaria digitata)

Gramínea anual, entouceirada e que se desenvolve em todo o Brasil, vegetando em áreas ocupadas por lavouras anuais e perenes e em áreas olerícolas, a exemplo dos cultivos de beterraba, cebola e tomate. Aparece com frequência em quadras de maracujá, pomares de laranja, goiaba e maçã, e em cultivos de melancia e abacaxi. Considerando o cultivo da melancia, a competição durante todo o ciclo da cultura reduz a produtividade em até 36%. Forma compostos alelopáticos. A infestação em campo pode ser inibida por meio do cultivo de milheto, Pennisetum glaucum. Hospedeira do fungo do gênero Piricularia.
Apresenta colmos cilíndricos a achatados, finos, fistulosos, canaliculados, eretos, podendo alcançar até 0,6 m de altura, nós basais radicantes, característica que torna a planta pouco decumbente em sua porção inferior. Folhas com bainha tubulosa envolvendo parcialmente o colmo com bordos superpostos, geralmente pilosas nas proximidades da lígula, que é membranácea. Lâmina linear-lanceolada, sendo a região basal provida de um tufo de pelos e margens onduladas, acidente que se torna ofuscado em direção ao ápice, face dorsal discretamente pilosa. Inflorescência terminal do tipo panícula em longo eixo, cujo ápice assenta normalmente 6 a 12 racemos assim distribuídos: um grupo disposto em um verticílio basal e os demais inseridos de forma alternada helicoidal, em torno do eixo principal. Racemos com eixos finos, tortuosos ou em zigue-zague e que transportam em apenas um dos lados espiguetas pareadas e pediceladas, dispostas alternadamente, todas acompanhadas por um pelo longo e hialino, perceptível à vista desarmada. Fruto do tipo cariopse, o qual é a unidade de propagação. Pode ser identificada em campo por meio das folhas que apresentam a região basal com margens onduladas, acrescentando-se ainda a presença do pelo hialino, que acompanha as espiguetas.
Plantas invasoras bastante frequentes, infestando as principais lavouras anuais, pastagens e jardins. Apresentam grande capacidade reprodutiva, com as plantas podendo chegar a produzir 100 mil sementes.