Flint 500 WG

Fabricante
BAYER
Categoria
Fungicidas
Registrado até
N/A
Número de registo
11301
Materiais ativos

Obs.: Este produto não está cadastrado na Secretaria da Agricultura do Estado do Paraná para o alvo Elsinoe fawcetti em citros, não podendo ser temporariamente receitado/recomendado nesse Estado

INSTRUÇÕES DE USO
Flint 500 WG é um fungicida mesostêmico do grupo químico estrobirulina contendo o ingrediente ativo Trifloxistrobina. Flint 500 WG é indicado para o controle de doenças nas culturas de citros e maçã.

NÚMERO, ÉPOCA E INTERVALO DE APLICAÇÃO
Citros:
para o controle da pinta-preta, fazer no máximo 03 aplicações com Flint 500 WG, intercalando com fungicidas de mecanismos de ação diferentes, como estratégia para manejo de resistência.
Como programa de controle da pinta-preta, faz-se a primeira aplicação quando 2/3 das pétalas da florada principal tenham caído e continua-se com mais 4 pulverizações durante a fase de frutificação, em intervalos de 28 a 30 dias, quando os frutos estiverem com tamanho de cerca de 1,5 cm (segunda pulverização) com 2,7 cm (terceira), com 3,8 cm (quarta) e com 4,3 cm (quinta). Para o controle da verrugose são necessárias apenas as 2 aplicações iniciais com Flint 500 WG (2/3 das pétalas caídas e frutos com cerca de 1,5 cm).
Maçã: para o controle da sarna, aplicar preventivamente, a partir do início da brotação, com intervalo de 7 a 10 dias, variável de acordo com o vigor vegetativo das plantas, a pressão de infecção e as condições climáticas. Fazer 03 aplicações por safra de Flint 500 WG e de outros fungicidas que tenham o mesmo mecanismo de ação. O número máximo de 04 aplicações pode ser utilizado em pomares nos quais seriam necessárias 12 ou mais aplicações por safra.

MODO DE APLICAÇÃO
Para citros e maçã: o produto deve ser diluído em água e aplicado em pulverização com turbo atomizador acoplado ao trator, com pressão de trabalho suficiente para proporcionar tamanho de gotas entre 100 e 200 micra e densidade entre 60 e 100 gotas/cm2 . O volume de calda ideal para uma boa cobertura varia de acordo com o porte e o enfolhamento das plantas. Em citros, normalmente são necessários 2000 L/ha de calda. Em macieira, o volume de calda entre 1000 - 1200 L/ha.

INTERVALO DE SEGURANÇA
Citros .......................14 dias
Maçã..........................07dias

INTERVALO DE REENTRADA DE PESSOAS NAS CULTURAS E ÁREAS TRATADAS
 Até 24 horas ou se as partes tratadas estiverem úmidas, usar macacão de algodão hidrorrepelente com mangas compridas, luvas e botas de borracha.

LIMITAÇÕES DE USO
Fitotoxicidade para as culturas indicadas: O produto não é fitotóxico para as culturas de citros e maçã nas doses e condições recomendadas.
Outras restrições a serem observadas: Não há

INFORMAÇÕES SOBRE MANEJO DE RESISTÊNCIA
Para as culturas que, durante o ciclo, exigem um elevado número de aplicações, recomenda-se:
- realizar a rotação de fungicidas com mecanismos de ação distintos, visando prevenir o aparecimento de fungos resistentes e prolongar a vida útil dos fungicidas na agricultura; utilizar o fungicida somente na época, na dose e nos intervalos de aplicação recomendados na bula;
- incluir outros métodos de controle de doenças (ex. resistência genética, controle cultural, biológico, etc.) dentro do programa de Manejo Integrado de Doenças (MID) quando disponíveis e apropriados.
- consultar um Engenheiro Agrônomo para o direcionamento das recomendações locais para o manejo de resistência.

INFORMAÇÕES SOBRE MANEJO INTEGRADO DE DOENÇAS
Recomenda-se, de maneira geral, o manejo integrado das doenças, envolvendo todos os princípios e medidas disponíveis e viáveis de controle.
O uso de sementes sadias, variedades resistentes, rotação de culturas, época adequada de semeadura, adubação equilibrada, fungicidas, manejo da irrigação e outros visam o melhor equilíbrio do sistema.

Registado para culturasIntervalo de segurança
Citros14
Macieiras7