Seizer 100 EC

Fabricante
ADAMA
Categoria
Inseticidas
Registrado até
N/A
Número de registo
13709
Materiais ativos

INSTRUÇÕES DE USO:
CULTURAS:
O SEIZER 100 EC é um inseticida pertencente ao grupo dos piretróides, indicado para o controle de insetos-praga nas culturas de Algodão, Cana-de-açúcar, Citros, Feijão, Milho, Soja, Tomate e Trigo. 

PRAGAS CONTROLADAS E DOSES:
(Vide Indicações de Uso/Dose).

NÚMERO, ÉPOCA E INTERVALO DE APLICAÇÃO:
ALGODÃO
Praga: Curuquerê (Alabama argillacea)
Nível de controle: O controle deve ser feito, quando encontrar uma lagarta (maior que 1,5 cm) por planta em lavouras sem maçã aberta, ou seja, até 110 dias da emergência da cultura. Para lavouras no início da abertura das maçãs, ou seja, após 110 dias da emergência da cultura, o controle deve ser feito quando encontrar duas lagartas (maiores que 1,5 cm) por planta e/ou desfolhamento de até 10% no terço superior das plantas.Realizar no máximo 4 aplicações por ciclo de cultura.

CANA-DE-AÇÚCAR
Praga: Cupins (Heterotermes tenuis) Nível de controle: O controle de cupins deve ser feito por ocasião do plantio, em áreas de expansão ou áreas de reforma da cultura. Nestas áreas, devem ser realizados levantamentos prévios, nos diversos cortes de cana (soqueiras). Recomenda-se o controle de cupins em áreas com presença de infestação.Realizar no máximo 1 aplicação por ciclo de cultura.
 
CITROS
Praga: Bicho-furão (Ecdytolopha aurantiana) Nível de Controle: Deve-se fazer o monitoramento permanente do pomar observando a presença da praga. Aplicar quando for constatado nas vistorias, o primeiro fruto atacado por talhão. Praga: Cigarrinha (Oncometopia facialis) Nível de controle: O controle deve ser iniciado quando ocorrer 10% das plantas ou 20% das armadilhas, com a presença de uma cigarrinha. Realizar no máximo 3 aplicações por safra.

FEIJÃO
Praga: Cigarrinha-verde (Empoasca kraemeri)Nível de controle: Aplicar quando o nível de controle atingir duas ninfas/folha em 100 folhas examinadas/ha.Realizar no máximo 3 aplicações por ciclo de cultura. 

MILHO
Praga: Larva-de-vaquinha (Diabrotica speciosa)Nível de controle: O controle de larvas de Diabrotica, deve ser feito por ocasião do plantio, em áreas com histórico de infestação da praga.Realizar no máximo 1 aplicação por ciclo de cultura. 

SOJA
Praga: Lagarta-da-soja (Anticarsia gemmatalis)Nível de controle: Aplicar quando forem encontradas em torno de 20 lagartas grandes (maiores que 1,5 cm) por metro linear ou 30% de desfolha no período anterior à floração e quando forem encontradas em torno de 20 lagartas grandes por metro linear ou 15% de desfolha após a floração. Pode ser utilizado volume de aplicação de 150 a 250 L/ha de calda através de bicos do tipo cone vazio séries X4 e X6 ou similares, espaçados em 25 cm um do outro sob pressão de 50 a 100 lb/pol2.Realizar no máximo 4 aplicações por ciclo de cultura. 

TOMATE
Praga: Broca-pequena-fruto (Neoleucinodes elegantalis)Nível de Controle: As pulverizações devem ser iniciadas quando os frutos estiverem pequenos, antes que as pragas penetrem no interior dos frutos. O produto deve ser aplicado principalmente no local da postura, ou seja, nas sépalas. Praga: Mosca Branca (Bemisia tabaci Biótipo B) 
Nível de Controle: Aplicar logo após o aparecimento da praga. Fazer rotação com produtos que possuam diferentes mecanismos de ação sobre os insetos.Realizar no máximo 3 aplicações com intervalos de 7 dias.

TRIGO
Praga: Lagarta-do-trigo (Pseudaletia sequax) Nível de controle: Quando aparecerem os primeiros focos de infestação.Realizar no máximo 3 aplicações por ciclo de cultura. 

MODO DE APLICAÇÃO:
Nas culturas de algodão, feijão, soja e trigo: Aplicar SEIZER 100 EC em mistura com água através equipamentos terrestres (pulverizador costal manual, motorizado e tratorizado). As gotas devem ter de 200 a 350 micra de diâmetro e densidade de 40 gotas/cm². Quando se empregam pulverizadores de barra, recomenda-se usar bicos cônicos das séries D; ou equivalentes com pressão da bomba, 30 a 200 lb/pol²; 150 a 400 L de calda/ha. Observar que esteja ocorrendo uma boa cobertura.

Na cultura do milho: 
No controle da Larva-de-Vaquinha, proceder à aplicação de SEIZER 100 EC preventivamente em jato dirigido no sulco de plantio no momento da realização da semeadura, com equipamento adaptado e bico de jato plano (leque) a uma vazão de baixo volume de calda por hectare, cobrindo o produto que foi pulverizado imediatamente com terra.

Na cultura dos citros: 
O produto deve ser diluído em água para ser aplicado em pulverização terrestre. As pulverizações devem ser feitas visando perfeita cobertura de toda a planta, com uma vazão suficiente para atingir o ponto de escorrimento, aproximadamente de 2000 L/ha, em pomar adulto. O produto deve ser aplicado com equipamentos para pulverização terrestre tais como turboatomizadores ou pulverizadores equipados com pistolas. Utilizar bicos cônicos, tamanho de gotas entre 100 a 200 micra, densidade de gotas entre 240 a 1900 gotas/cm2, com uma pressão de trabalho entre 60 a 400 lbf/pol2.

Na cultura da cana-açúcar: 
No controle de cupins (Heterotermes tenuis), SEIZER 100 EC deve ser misturado à água, e a calda  deve ser  aplicada ao solo, no sulco de plantio da cana-de-açúcar sobre os toletes, em áreas de expansão da cultura, assim como em  áreas de reforma do canavial. Após a aplicação do produto, cobrir o sulco imediatamente com terra. Utilizar equipamentos tratorizados, equipado com mangueiras e pontas de pulverização tipo leque das séries 80o e 110o, proporcionando volume de calda de 100 a 300 L/ha. A pulverização deve ser dirigida diretamente no sulco de plantio, sobre os toletes de cana, a uma altura de 30 cm dos toletes. A aplicação é feita uma única vez nas áreas de reforma e expansão da cultura.

Na cultura do tomate:No controle da Broca-pequena-do-fruto (Neoleucinodes elegantalis) e Mosca branca (Bemisia tabaci Biótipo B) deve ser utilizado volume de aplicação de 1.000 L/ha de calda através de bicos do tipo cone vazio série X26 ou similar, espaçados em 25 cm um do outro sob pressão de 45 a 100 lb/pol2.

Condições Climáticas
Para obter uma melhor eficiência do produto a aplicação deverá ocorrer dentro dos seguintes parâmetros:-    Umidade relativa do ar: superior a 50%.- Temperatura: Evitar as aplicações durante as horas mais quentes do dia ou com temperaturas muito altas. - Velocidade do Vento: acima de 2 Km/h até o máximo de 10 Km/h.

1.5 INTERVALO DE SEGURANÇA (dias):
Algodão: ............................................ 15
Cana-de-açúcar: ................................. (1)
Citros: ................................................07
Feijão: ................................................20
Milho: .................................................(1)
Soja: ...................................................30
Tomate:................................................06
Trigo: .................................................. 14
(1) Intervalo de segurança não determinado devido a modalidade de emprego.

INTERVALO DE REENTRADA DE PESSOAS NAS CULTURAS E ÁREAS TRATADAS:
Não entre na área em que o produto foi aplicado antes da secagem completa da calda (no mínimo 24 horas após a aplicação). Caso necessite entrar antes desse período, utilize os equipamentos de proteção individual (EPI's) recomendados para o uso durante a aplicação. 

LIMITAÇÕES DE USO:
* Uso exclusivo para culturas agrícolas.
* Não é permitido a mistura de tanque deste produto com outro produto fitossanitário.
* Não misturar com produtos de reação alcalina, como a calda bordaleza.
* Fitotoxicidade para as culturas indicadas: ausente, se aplicado de acordo com as recomendações.

Registado para culturasTaxaIntervalo de segurança
Algodão200 - 300 ml15
Cana-de-açúcar1200 - 1500 ml
Citros0 ml7
Feijões50 - 60 ml20
Milho20 - 30 ml
Sojas30 - 50 ml30
Tomates0 ml6
Trigo-de-inverno30 - 50 ml14
Trigo-de-primavera30 - 50 ml14