Sonata

Fabricante
BAYER
Categoria
Fungicidas
Registrado até
N/A
Número de registo
4311
Materiais ativos
Ligações

INSTRUÇOES DE USO
SONATA a um fungicida biológico que possui múltiplos modos de ação. Atua no metabolismo celular levando destruição das células e a morte do patógeno. Impede a germinação dos esporos do fungo nas plantas formando uma barreira física entre os esporos e a superfície da folha. colonizando os esporos do fungo. Compete por espaço e nutrientes com os patógenos, especialmente onde os nutrientes são raros como nas superfícies das folhas.

DOENÇA, DOSES, NUMERO, EPOCA E INTERVALO DE APLICACAO
Dado o efeito protetor, deve-se fazer uso preventivo de Sonata, recomendando-se as menores dosagens onde houver menor pressão de inoculo elou em condições climáticas menos favoráveis ao desenvolvimento das doenças;
As aplicações preventivas podem ser repetidas com intervalo de 14 dias para Uncinula necator, 10 dias ara Coiletotrichum lindemuthianum e 7 dias para Alternaria porri. Botrytis cinérea. Cryptosporiopsis peren ns, Sphaerotheca macularis. Sphaeroteca fuliginea e Alternaria solani. usando-se volume de calda e tamanho de tas adequado à boa cobertura das partes das culturas (folhas. flores e/ou frutos), conforme indicado na tabela de indicação e uso;
Nas aplicações foliares utilizar adjuvante conforme recomendação do fabricante, buscando-se uma melhor cobertura do produto sobre as partes da planta a serem protegidas.
Alternar o uso preventivo de Sonata com outros fungicidas químicos convencionais registrados para as culturas. para o manejo de resistência e um melhor controle.

MODO DE APLICAÇÃO
O produto deve ser diluído em água limpa e aplicado na forma de pulverização sobre as plantas, nas c recomendadas.
Em todas as formas de aplicação é importante que haja uma boa cobertura de pulverização nas pias.
Observações locais deverão ser efetuadas visando evitar a deriva e a evaporação do produto.
Evitar pulverização nas horas mais quentes do dia (temperatura superior a 30° C), umidade relativa abaixo e ventos superiores a 10 km/h.
Agitar constantemente quando na utilização.

INTERVALO DE SEGURANÇA
Intervalo de segurança não determinado devido à natureza biológica do ingrediente ativo.

INTERVALO DE REENTRADA DE PESSOAS NAS CULTURAS E ÁREAS TRATADAS
De acordo com as recomendações aprovadas pelo órgão responsável pela Saúde Humana — ANVISA/MS.

LIMITAÇÕES DE USO
- O produto não é fitotóxico quando utilizado nas doses e condições recomendadas.
- O produto é considerado estável por dois anos à temperatura ambiente.
- Armazenar o produto em ambiente seco. Mantê-lo sempre em sua embalagem original. Manter sempre a embalagem fechada quando não estiver em uso.

Desenvolvimento de Resistência dos Fungos
Qualquer agente de controle de fungos pode ficar menos efetivo ao longo do tempo se o fungo alvo desenvolver algum mecanismo de resistência. Implementando as seguintes estratégias de manejo resistência a fungicidas pode-se prolongar a vide útil dos fungicidas:
- Qualquer produto para controle de fungo da mesma classe ou modo de ação não deve ser utilizado em gerações sucessivas da mesma praga;
- Utilizar somente as doses recomendadas no rótulo/bula;
- Sempre consultar um Engenheiro Agrônomo para direcionamento sobre as recomendações locais para o manejo de resistência a fungicidas;
- Incluir outros métodos de controle de fungos (ex. controle cultural, biológico, etc.) dentro do programa de Manejo Integrado de Pragas (MIP) quando disponível.

Registado para culturasTaxa
Abóboras2 - 5 l
Abobrinha2 - 5 l
Alface2 - 4 l
Alho0 l
Batatas2 - 5 l
Berinjela2 - 5 l
Caquis2 - 4 l
Cebolas2 - 4 l
Cebolinhas0 l
Citros2 - 4 l
Couve2 - 4 l
Feijões1 - 5 l
Feijão-vagem1 - 5 l
Macieiras2 - 4 l
Mangas2 - 4 l
Melancia2 - 5 l
Melões2 - 5 l
Morangos0 l
Pepinos2 - 5 l
Peras2 - 4 l
Pêssegos2 - 4 l
Pimentas2 - 5 l
Pimentão2 - 5 l
Tomates2 - 5 l
Videiras1 - 4 l