Trunker

Categoria
Herbicidas
Registrado até
Registro expirado
Número de registo
1614
Materiais ativos
Ligações

CARACTERÍSTICAS GERAIS
Herbicida recomendado para o controle de plantas infestantes em pastagem e na cultura do arroz.

NÚMERO, ÉPOCA E INTERVALO DE APLICAÇÃO
Pastagem: Aplicar na época em que as plantas estejam em intenso processo vegetativo (1 vez/ano).
Arroz Irrigado: Trunker pode ser aplicado no periodo de pós-emergência das plantas infestantes e da cultura até antes do início da fase de emborrachamento da cultura. Apenas uma aplicação é suficiente para o controle das plantas infestantes emergidas na época de aplicação.

MODO DE APLICAÇÃO
Pastagem
- Aplicação foliar em área total: Este tratamento deve ser feito por avião quando as áreas forem extensas e as pastagens infestadas densamente por plantas infestantes de pequeno, médio e grande porte. Aplicar o produto molhando bem e uniformemente toda a folhagem da planta.
Tipo de equipamento: Aéreo, usando-se barras com bicos com uma angulação de 45° para trás com referência à corda da asa.
Volume de aplicação: de 30 a 50 L/ha.
Altura de voo: Para áreas sem obstáculos: “paliteiros” (remanescente da derrubada, árvores secas, etc.) cerca de 15 m sobre a vegetação a controlar. Para áreas com obstáculos: “paliteiros” impedindo o voo uniforme à baixa altura, cerca de 40 m sobre a vegetação a controlar.
Largura da faixa de deposição: Para aviões: de 18 a 20 m dependendo da altura de voo. Obs.: no caso de 40 m de altura de voo, a faixa total poderá atingir 20 m, porém consideram-se 18 metros de faixa útil. Para helicópteros: seguir as recomendações anteriores, porém com as larguras de faixa de 15 a 18 metros.
Tamanho e densidade de gotas na deposição sobre a vegetação: de 200 a 400 µ com 6 a 18 gotas/cm2 variando com o tamanho da gota.
Condições climáticas: Aplicar de outubro a março (no período chuvoso) seguindo os seguintes limites meteorológicos: Vento: de 0 a 6 km/h - controlado por anemômetro. Umidade relativa > 50%. Temperatura < 30° C - controlado por termohigrômetro.
Tipos de bicos: Bicos cônicos com orifícios de D8 a D12, sem core, variando com o tamanho desejado de gota e altura de voo. Pressão: 20 psi na barra.
Agitação do produto: Na preparação da calda é realizada com moto bomba e no avião através do retorno.
Prevenção de deriva: Para evitar efeitos indesejáveis, observar os limites definidos acima e mais: Efetuar levantamento prévio de espécies sensíveis ao produto nas áreas próximas. Nunca fazer a aplicação aérea a menos de 2.000 metros de plantas ou culturas sensíveis. Controlar permanentemente o sentido do vento: deverá soprar da cultura sensível para a área de aplicação. Interromper o serviço se houver mudança nessa direção.
Nas aplicações aéreas, a Dow AgroSciences Industrial Ltda. está à disposição para oferecer orientação e assistência técnica.

Arroz irrigado
- Sistema de semeadura em solo seco: Prática comum nos Estados do Rio Grande do Sul, Goiás e outros. O produto pode ser aplicado em pós-emergência da cultura e das plantas infestantes.
As aplicações devem restringir-se ao período de emergência até antes do início da fase de emborrachamento das plantas do arroz. A área a ser tratada não deve estar inundada no momento da aplicação.

- Sistema de semeadura em solo inundado: Prática comum no Estado de Santa Catarina, principalmente ao longo da faixa litorânea, Vale do ltajaí e Vale do Rio Araranguá. O produto deve ser aplicado em pós-emergência da cultura e das plantas infestantes. A área a ser tratada deve encontrar-se drenada no momento da aplicação.

- Para os dois sistemas: Trunker deve ser diluído em volume de água suficiente para uma distribuição uniforme e aspergido por meio de equipamento terrestre manual e/ou tratorizado ou por meio de equipamentos aéreos.
No caso de equipamento tratorizado usar preferentemente bicos tipo leque 80.02; 80.03; 80.04; 110.02; 110.03; 110.04 ou correspondentes.
Volume de calda: 200 a 400 L/ha.
Pressão: 40 a 60 lb/pol2.
Densidade de gotas: 478 a 7639 gotas/cm2.
Tamanho de gota: 100 a 200 µ.
Em caso de aplicação aérea, utilizar os seguintes parâmetros: Tipos de bico: bicos cônicos com orifícios de D8 a D12 sem core, variando com o tamanho desejado de gota e altura de voo. Volume de aplicação: 30 a 50 L/ha. Pressão: 20 psi na barra. Tamanho e densidade de gotas: de 180 a 200 µ com 40 gotas / cm2.

Registado para culturasTaxa
Pastagem1.5 - 2 l
Arroz0.375 - 0.5 l