Vertimec 18 EC

Fabricante
SYNGENTA
Categoria
Inseticidas
Registrado até
N/A
Número de registo
618895
Materiais ativos

MODO / EQUIPAMENTO DE APLICAÇÃO
Aplicação Terrestre
VERTIMEC 18 EC pode ser aplicado em pulverizações com equipamento manual ou motorizado, costal, estacionário ou tratorizado. Em qualquer dos casos, é importante que haja uma total cobertura da parte aérea da planta. Para o controle de ácaros e insetos, devem ser utilizados os bicos cônicos. Quanto ao modelo de bicos, a distância entre eles e a pressão a ser utilizada, seguir a tabela dos fabricantes, a fim de obter a melhor densidade de gotas.
Algodão
- Volume de calda: 100 a 150 L/ha.
- Tipo de bico recomendado: Twinjet ou leque XR.
- Espaçamento entre bicos: 50 cm.
- Pressão de operação: 60 a 80 psi.
- Cobertura na folha: 20 a 30 gotas/cm².
- Diâmetro de gotas: 200 a 400 mm.
Para as outras culturas: aplicar o volume de calda suficiente para uma completa cobertura da parte interna e externa da planta, utilizando a tabela do fabricante, para a regulagem correta do equipamento. Evite escorrimento.
Alho
Tratamento por imersão de bulbilhos para controle de nematóide:  fazer a imersão dos bulbilhos na calda do produto na dose recomendada, durante  4 horas, antes do plantio.
Café
Aplicação dirigida à folhagem, de modo a se obter uma boa cobertura.
- Para bicho mineiro é importante pulverizar somente nos períodos de plena vegetação, aplicando sobre as folhas novas. A pré-mistura com óleo é fundamental para garantir a eficácia do produto.
- Para ácaro da leprose utilizar volume de calda de 1.000 L/ha, objetivando uma boa cobertura das plantas. Havendo já a presença de ácaros, recomenda-se pulverizar logo após a colheita, quando a planta oferece melhores condições de penetração das gotas de pulverização.
- Para ácaro vermelho, iniciar o tratamento, quando for constatada a presença de ácaros, antes dos sintomas de bronzeamento aparecerem nas folhas.
Côco
Dirigir as aplicações às inflorescências e frutos em formação. Volume de calda em torno de 400 L/ha.
Pepino e Tomate: para controle de nematóides
Fazer uma aplicação na bandeja antes do transplantio em forma de rega, seguida de quatro aplicações em esguicho, na superfície do solo ao redor das plantas, de modo a cobrir a zona do sistema radicular.
Aplicação em bandeja (antes do transplante)utilizar volume de calda de 0,5 L/m2 ,  suficiente para dar uma boa cobertura, sem escorrimento. Irrigar levemente com água, logo após a aplicação do produto.
Aplicação via esguicho no solo (pós-transplante):  utilizar pulverizador costal e fazer aplicação na superfície do solo, ao redor das plantas, de modo a cobrir a zona do sistema radicular. Utilizar volume de calda de 50 a 100 mL/planta. Irrigar logo após a aplicação do produto ou aplicar no solo úmido.                                        

Aplicação Aérea
Algodão
- Volume de  aplicação:  20 a 50 litros/ha para aplicação baixo volume (BV) com água. 2 a 5 litros/ha para aplicação ultra baixo volume (UBV) c/ óleo.
- Largura da faixa de aplicação: para aplicação UBV: 20 m. para aplicação BV: 15 m.
- Diâmetro de gotas:  aplicação UBV: 150 a 200 micra aplicação BV: 200 a 400 micra.
- Cobertura ou densidade de gotas: 20 a 30 gotas/cm2, para aplicação UBV ou BV.
- Tipos de bico:  bico cônico vazio da série “D” com difusor 45 para aplicação UBV e 65º para aplicação BV.
Observação: diâmetro de orifício dos bicos deverá ser selecionado, de acordo com a vazão exigida na calibração, conforme a velocidade de vôo, volume e largura da faixa utilizados.
Citros
Devido a arquitetura da planta, que dificulta uma distribuição uniforme do produto em toda a copa,  é muito importante seguir rigorosamente os seguintes parâmetros:
- Aplicação baixo volume (BV) com água mais 1% de óleo* 20 a 50 L/ha ou
- Aplicação UBV com óleo vegetal ou mineral (sem água) 5 L/ha.
- Diâmetro de gotas (DMV): BV em torno de 200 a 300 mm UBV em torno de 150 a 200 mm.
- Cobertura no alvo de 30 a 40 gotas/cm2.
- Largura da faixa de aplicação 12 m.
- Altura de vôo acima da copa 2 m.
- Velocidade do vento calmo abaixo de 10 km/h.
- Umidade relativa do ar acima de 55%.
* Fazer uma pré-mistura de óleo e Vertimec, misturar bem e depois acrescentar a água.
Equipamentos e bicos de pulverização
Pode ser utilizado barra com 37 bicos cônico vazio ou com 8 atomizadores rotativos do tipo “Micronair” AU-5.000, devendo-se ajustar cada tipo de equipamento utilizado adequadamente, conforme segue:
A) Para aplicação BV com volume entre 20 a 50 L/ha:
- Bico cônico vazio D8/45, D10/45, posicionado à 90o ou
- Micronair AU-5.000 com ângulo das pás de hélice ajustados à 65o.
Observação: o tamanho do furo dos bicos ou VRU deverá ser escolhido, de acordo com o volume de calda e da velocidade da aeronave.
B) Para aplicação UBV a 5 L/ha:
- Utilizar atomizador rotativo “Micronair AU-5.000”, 8 unidades com ângulo das pás de hélice ajustados em 45o e selecionar o furo no 7 no VRU com pressão de 15 psi ou o furo no 5 com a pressão de 22 psi.
 - Pode-se utilizar também a barra com bicos hidráulicos usando 20 bicos cônico vazio D4/25 ou D3/45 posicionados a 90o.
Nota
- Para o controle de ácaros, não recomendamos UBV, devendo aplicar um volume acima de 30 L/ha.
- Quando a aplicação for a baixo volume, com o produto diluído em água, não aplicar com umidade relativa do ar inferior a 55%.
- Velocidade do vento: entre 3 a 15 km/h (vento calmo).

Intervalo de Reentrada de pessoas nas culturas e áreas tratadas
Não entre na área em que o produto foi aplicado antes da secagem completa da calda (no mínimo 24 horas após a aplicação). Caso necessite entrar antes desse período, utilize os equipamentos de proteção individual (EPIs) recomendados para o uso durante a aplicação.

Limitações de uso
Fitotoxicidade para as culturas indicadas: VERTIMEC 18 EC foi avaliado para todas as culturas registradas, incluindo uma grande variedade de palntas ornamentais. Entretanto, desde que todas as combinações e sequências de aplicação de outros produtos não foram testadas, é prudente fazer antes um teste numa pequena área da cultura a ser tratada, para se certificar da não ocorrência de fitotoxicidade.
Outras restrições a serem observadas:
- A calda deve ser aplicada no mesmo dia da preparação. Não deixar a calda de um dia para o outro.
- Mantenha a calda em agitação, no tanque de  pulverização.
- Não use surfactantes/adjuvantes com VERTIMEC 18 EC em flores e plantas ornamentais (crisântemo).

INFORMAÇÕES SOBRE O MANEJO DE RESISTÊNCIA
A resistência de pragas a agrotóxicos ou qualquer outro agente de controle pode tornar-se um problema econômico, ou seja, fracassos no controle da praga podem ser observados devido à resistência. As seguintes estratégias podem prevenir, retardar ou reverter a evolução da resistência:
- Rotação de produtos com mecanismos de ação distintos, quando apropriado;
- Adotar outras táticas de controle, prevista no Manejo Integrado de Pragas (MIP) como rotação de culturas, controle biológico, controle por comportamento etc.,  sempre que disponível e apropriado;
- Utilizar as recomendações de dose e modo de aplicação de acordo com a bula do produto;
- Sempre consultar um Engenheiro Agrônomo para o direcionamento das principais estratégias regionais para o manejo de resistência e para a orientação técnica na aplicação de inseticidas;
- Informações sobre possíveis casos de resistência em insetos e ácaros devem ser encaminhados para o IRAC-BR, ou para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

INFORMAÇÕES SOBRE MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS E DOENÇAS
Recomenda-se, de maneira geral, o manejo integrado das pragas, envolvendo todos os princípios e medidas disponíveis e viáveis de controle.
O uso de sementes sadias, variedades resistentes, rotação de culturas, época adequada de semeadura, adubação equilibrada, inseticidas, controle biológico, manejo da irrigação e outros, visam o melhor equilíbrio do sistema.

Registado para culturasTaxaIntervalo de segurança
Algodão0.3 - 0.6 l21
Alho0 l
Batatas0.5 - 1 l14
Café0.4 l14
Citros0 l7
Ervilhas0 l4
Feijões0.3 - 0.6 l14
Feijão-vagem0 l4
Figos0 l7
Macieiras0 l14
Mangas0 l7
Melancia0 l7
Melões0 l7
Mamões0 l14
Morangos0 l3
Pêssegos0 l21
Peras0 l7
Pimentão0 l3
Pepinos0 l3
Tomates0.5 l3
Videiras0 l28