Brazil

Nematoide-de-galhas-da-soja

Meloidogyne javanica

Descrição: Meloidogyne javanica está associado ao sistema radicular das plantas, sendo responsável pela formação de galhas. O nematóide também afeta o desenvolvimento da parte aérea, podendo causar sérios prejuízos na quantidade e qualidade dos frutos. Esse nematóide possui ampla gama de hospedeiras, as principais são algodão, banana, batata, café, cana-de-açúcar, ervilha, feijão, tomate, pessegueiro, amexeira, macieira, etc.

Danos: No local onde o nematóide penetra e a partir de onde começa a alimentar-se ocorre a formação de células gigantes, ou seja, aumento de tamanho (hipertrofia) e multiplicação de células (hiperplasia).
Observa-se, então, a formação de galhas de variados tamanhos, podendo, às vezes, ocorrer o engrossamento irregular do sistema radicular. O sistema radicular torna-se ineficiente na absorção de água e nutrientes, afetando o crescimento das plantas.
Os sintomas típicos da parte aérea são redução do crescimento e amarelecimento das folhas.

Controle: O controle do nematóide do gênero Meloidogyne é muito dispendioso, principalmente devido ao fato de que a erradicação é praticamente impossível. O sucesso do controle em áreas infestadas depende de um conjunto de medidas associadas, visando principalmente reduzir o nível populacional e impedir a sua multiplicação.
Recomenda-se a utilização de mudas sadias e a limpeza das ferramentas e máquinas agrícolas antes de executar trabalhos nas áreas ainda não infestadas.
Executar adubação verde nas entrelinhas, utilizando plantas que inibem a reprodução, e retirar do campo as plantas daninhas hospedeiras dos nematóides.