Whip S

Fabricante
BAYER
Categoria
Herbicidas
Registrado até
Registro expirado
Número de registo
6096
Materiais ativos
Ligações

INSTRUÇÕES DE USO
WHIP S herbicida pós-emergente, indicado para o controle de gramíneas anuais na cultura de arroz, aplicado uma única vez por ciclo da cultura, variando de 15 a 40 dias após sua germinação. As aplicações devem ser feitas depois da maioria das gramíneas terem emergido, mas antes da cultura ser prejudicada pela concorrência das ervas.

INÍCIO, NÚMERO E ÉPOCA DE APLICAÇÃO
Estádio da cultura :Estádio das ervas:dose(l/ha)
ARROZ IRRIGADO: 3-4 folhas,2-4 folhas,0,4 l/ha; > 4 folhas, 4 folhas - 1 perfilho 0,6 l/ha; Perfilhamento, 1-2 perfilhos, 0,8 l/ha; (antes do emborrachamento), Perfilhamento, 3-4 perfilhos,1,0 l/ha (antes do emborrachamento).
ARROZ: início de 4 folhas - 1 perfilho 0,6 l/ha; Perfilhamento 4 folhas a início de -2 perfilhos 0,8 l/ha; perfilhamento 2-3 perfilhos 1,0 l/ha; (antes do emborrachamento).
ARROZ PRÉ-GERMINADO:4 folhas-1 perfilho, 4 folhas - 1 perfilho, 0,4 l/ha; Perfilhamento 2-4 perfilhos 0,6 l/ha; (antes do emborrachamento)
FORMA DE APLICAÇÃO :Antes de preparar a calda de pulverização agite o produto. WHIP S é aplicado na forma de pulverização, a qual deve ser feita de modo que as gotas atinjam 2/3 da parte aérea da invasora.
VIA TERRESTRE: Utiliza-se equipamento costal manual ou motorizado, bem como tração tratorizada. O volume de calda varia de acordo com o equipamento e tipo de bico utilizado, devendo-se situar entre 150 a 250 l/ha. É importante se obter uma cobertura mínima de 40 gotas/cm2, e que sejam de tamanho pequeno a médio (250-350 u). Em condições normais de vento, utiliza-se bico tipo cone vazio (ex.: Conejet TXVS 10, TXVS 12, TXVS 18); pressão de trabalho entre 40-60 lb/pol2. Em ocorrendo ventos que provoquem deriva, deve-se optar por bicos tipo leque (ex.: XR Teejet 110.02, 110.03); pressão de trabalho 40-50 Lb/pol2.
VIA AÉREA: Não coloque o produto puro diretamente no tanque da aeronave. Procure realizar a pré-mistura no tanque de alimentação (moto-bomba) ou então fazer mistura prévia em um pequeno volume de água. Aplica-se em aeronave dotada de barras, atendendo as seguintes especificações :
- Volume de aplicação : entre 30-40 l/ha, dependendo do clima e nível de infestação;
- Altura de vôo : 2,0 a 4,0 m.
- Largura da faixa de deposição efetiva : 13,0 a 15,0 m (tipo Ipanema);
- Tamanho de gotas : 150 a 200 micras (pequenas);
- Densidade de gotas : 40 gotas/cm2;
- Pressão de trabalho da barra : 30 a 50 Lb/pol2;
- Barra dotada de bicos preferencialmente da série D (D6 a D10) ou bicos leque. Não variar o tipo de bico na mesma barra.
- Condições climáticas: aplicar com ventos na velocidade de até 10 km/h e nas horas mais frescas do dia, visando reduzir ao máximo, as perdas por deriva ou evaporação. O tanque do avião deve estar limpo de herbicidas de contato ou uréia.
- Não fazer vôo muito baixo para evitar "faixas" desuniformes.
- Não colocar o produto puro diretamente no tanque do avião. Faça antes uma pré-mistura com água.
WHIP S é resistente às chuvas que ocorrem uma hora após a sua aplicação sem afetar o seu resultado.Evitar aplicações  em condições de "stress", seja por seca prolongada ou por chuvas excessivas onde se formam poças d'água que cobrem as invasoras e a cultura.Utilizando-se outros tipos de equipamentos, procure obter uma cobertura uniforme da parte aérea tratada.Seguir estas condições de aplicação, caso contrário, consultar um Engenheiro Agrônomo.

INTERVALO DE SEGURANÇA
Arroz 80 DIAS

INTERVALO DE REENTRADA DE PESSOAS NAS CULTURAS E ÁREAS TRATADAS
Recomenda-se aguardar o completo secamento do produto sobre as folhas das ervas tratadas.Aguardar pelo menos 24 horas. Evitar sempre que possível que pessoas alheias ao trato com a cultura e, animais domésticos circulem pela área tratada.

LIMITAÇÕES DE USO: WHIP S, é um herbicida que deve ser utilizado somente na cultura de arroz, para o qual está registrado, observando-se atentamente as instruções de uso do produto.Após 3 (três) dias da aplicação do produto, podem surgir leves manchas cloróticas nas folhas e uma pequena retenção na velocidade de crescimento da planta, sintomas estes que desaparecem naturalmente com o desenvolvimento da cultura, sem afetar a produção. Solo excessivamente úmido, pode intensificar estes sintomas; portanto, em arroz na modalidade irrigada, caso ocorram fortes chuvas até 3 (três) dias após aplicação do produto, deve-se abrir as "taipas" para escoar o excesso de água. Do mesmo modo, tabuleiros encharcados, devem ser drenados antes da aplicação do produto, especialmente para aplicações precoces. Estando o solo encharcado, admite-se a aplicação do produto, desde que o arroz esteja em pleno perfilhamento e a dose seja menor que 0,75 l/ha.WHIP S, não pode ser misturado com herbicidas hormonais ou com Propanil, devendo-se aguardar pelo menos 5 (cinco) dias antes ou após a aplicação isolada desses produtos. Não aplicar Whip S durante o período de diferenciação do primórdio floral, inclusive respeitando um intervalo de 7 (sete) dias.

INFORMAÇÕES SOBRE EQUIPAMENTOS DE APLICAÇÃO
Para se obter distribuição uniforme do Whip S recomenda-se:
APLICAÇÃO TERRESTRE : equipamento costal manual ou motorizado, bem como de tração tratorizada dotados com bicos XR Teejet 110.02 ou 110.03.
APLICAÇÃO AÉREA : equipamento de barra dotados com bicos tipo leque da série D (D-6 a D-10), estabelecendo uma faixa de deposição efetiva de 13 a 15 m de largura (para aeronave tipo Ipanema).
MANEJO DE ÁGUA NA MODALIDADE ARROZ IRRIGADO : Entrar com água a partir do 5º dia da aplicação. A entrada de água pode ser antecipada para o 3º dia da aplicação se o solo estiver seco.No momento da aplicação se o solo estiver muito seco, entrar com água na lavoura e logo que o solo estiver em condição normal de umidade, aplicar o produto e voltar a inundar a lavoura a partir do 5º dia.
MANEJO DE ÁGUA NA MODALIDADE ARROZ PRÉ-GERMINADO :Entrar com água a partir do 5º dia da aplicação do produto.

Manejo de Resistência
O uso continuado de herbicidas com o mesmo mecanismo de ação pode contribuir para o aumento de população de plantas daninhas a ele resistentes.
Como prática de manejo de resistência de plantas daninhas deverão ser aplicados herbicidas, com diferentes mecanismos de ação, devidamente registrados para a cultura.
Não havendo produtos alternativos, recomenda-se a rotação de culturas que possibilite o uso de herbicidas com diferentes mecanismos de ação. Para maiores esclarecimentos, consulte um engenheiro agrônomo.

Registado para culturasTaxaIntervalo de segurança
Arroz0.4 - 1.2 l80