Helmintosporiose do arroz

Cochliobolus miyabeanus

Descrição: A helmintosporiose do arroz é provocada pelo fungo Cochliobolus miyabeanus.

Epidemiologia e sintomatologia: O fungo hiberna frequentemente nas partes infectadas da planta, podendo sobreviver na semente durante quatro anos.
A infecção da semente origina na Primavera, os primeiros focos da doença. A ocorrência de infecção primária através de sementes infectadas poderá ser a mais frequente. Nesta situação, embora o coleóptilo e as raízes possam estar infectados, nem sempre se verificam sintomas da doença, ao nível das folhas, devido sobretudo ao rápido crescimento que estas apresentam, em condições normais. A ocorrência de manchas foliares verifica-se com maior frequência a partir da infecção secundária.
A dispersão aérea dos esporos do fungo, é responsável pela ocorrência das infecções secundárias. Contudo, a infecção das plantas pode igualmente ocorrer a partir de solo infectado.
A temperatura óptima para o crescimento micelial situa-se entre 27-30ºC e para a germinação dos conídeos 25-30ºC. Os conídeos formam-se numa gama de temperaturas entre 5ºC e 35-38ºC. 
Para que a inoculação dos conídeos ocorra, é necessária uma humidade relativa superior a 89% e temperatura de 25ºC. A presença de água livre à superfície das folhas favorece a infecção.
No campo, a sintomatologia manifesta-se a partir do afilhamento. Inicialmente, surgem pequenas lesões, irregulares, enegrecidas, na bainha da folha superior, junto ao nível da água.

Produtos fitofarmacêuticos