Trunfo

Fabricante
Ascenza
Categoria
Fungicidas
Registado até
N/A
Número de registro
1085
Materiais ativos
Ligações

Resumo

TRUNFO é um fungicida à base de azoxistrobina, pertence à família das estrobilurinas (metoxiacrilato), inibe a respiração mitocondrial no complexo III (citocromo bc1) e pertence ao grupo dos QoI (Quinone Outside Inhibitors); grupo C3; do FRAC (Fungicide Resistance Action Committee). Penetrante com mobilidade translaminar e difusão lateral. A eficácia não é afetada por uma chuva que ocorra 2h após a aplicação; voltar a tratar se a chuva ocorrer antes de a calda secar. Possui atividade preventiva, curativa e anti-esporulante, mas é essencialmente preventivo.

Características principais

  • TRUNFO é um fungicida penetrante com ação sistémica e mobilidade translaminar e difusão lateral. Possui atividade preventiva, e capacidade anti-esporulante.
  • Está indicado para o Oídio das curcubitáceas de estufa e tomateiro de estufa, Oídio e Ferrugem em trigo e cevada e Piriculariose e Helmintosporiose na cultura do arroz.
  • A eficácia não é afetada por uma chuva que ocorra 2h após a aplicação.

Observações

  • Para evitar o desenvolvimento de resistência, o número máximo de tratamentos com este produto e/ou outro contendo QoI,

por ano ou ciclo cultural no conjunto das doenças visadas é de:
3 em meloeiro, melancia, pepino, curgete e abóbora;
1 em tomateiro (estufa), trigo, cevada e arroz.

  • Alternar o uso deste produto com fungicidas de diferente modo de ação.
  • Evitar deixar a calda em repouso.
  • Volume de calda: cucurbitáceas e tomateiro 500 a 1000 L/ha; cereais 200 a 400 L/ha.

Modo de Aplicação

Calibrar corretamente o equipamento, para o volume de calda gasto por ha, de acordo com o débito do pulverizador (L/min), da velocidade e largura de trabalho (distância entrelinhas) com especial cuidado na uniformidade da distribuição da calda.
A quantidade de produto e o volume de calda devem ser adequados à área de aplicação, respeitando as concentrações/doses indicadas.
Nas fases iniciais de desenvolvimento das culturas aplicar a calda à concentração indicada. Em pleno desenvolvimento vegetativo, adicionar a quantidade de produto proporcionalmente ao volume de água distribuído por ha, pelo pulverizador, de forma a respeitar a dose.
Volume de calda: cucurbitáceas e tomateiro 500 a 1000 L/ha; cereais 200 a 400 L/ha.

Modo de preparação

No recipiente onde se prepara a calda, deitar metade da água necessária. Agitar bem a embalagem até o produto ficar homogéneo. Numa vasilha juntar a quantidade de produto a utilizar com um pouco de água e agitar continuamente até obter uma mistura homogénea e sem grumos. Deitar esta mistura no recipiente e completar o volume de água, agitando sempre.
Evitar deixar a calda em repouso.