Meloidogyne

Meloidogyne spp.

Biologia: As quatro espécies mais expandidas são Meloidogyne arenaria, M. incognita,M. javanica e M. hapla, sendo esta última adaptada a climas mais frios. São muito polífagas e perigosas, atacando todas as culturas. A duração do ciclo depende da temperatura: a temperaturas mais baixas (Inverno) a infestação desenvolve-se lentamente, assim que as temperaturas aumentam (28ºC), o seu desenvolvimento acelera (3 semanas).
Várias gerações podem suceder-se em condições favoráveis e a infestação atinge níveis consideráveis. Por outro lado, os ovos não eclodem todos ao mesmo tempo, alguns só eclodem vários meses após a postura, resistindo ao frio e à seca.
O solo conserva o seu potencial infeccioso durante o Inverno ou durante um período de pousio.
As condições de estufa são ideais para o seu aparecimento: temperatura e humidade do solo elevadas, repetição de culturas sensíveis e insuficiente fertilização orgânica.

Estragos: No caso de culturas sensíveis o ataque é muito grave, as galhas podem tornar-se muito volumosas e invadir o sistema radicular, que é então reduzido a coto entumecido sem qualquer cabelame. A parte aérea pode apresentar um desenvolvimento reduzido, acompanhado de um amarelecimento das folhas. As plantas infectadas são muito sensíveis à seca.

Produtos fitofarmacêuticos