Cochilis
Prays oleae
Sintomatologia: Na altura da poda sob o ritidoma das cepas pode observar-se a presença de casulos sedosos. Durante a floração encontram-se glomérulos nos cachos e que provocam desavinho.
Os danos causados pela traça podem ser directos (ataques a inflorescências e cachos) ou indirectos (causados pelas feridas abertas pelas larvas nos bagos com a instalação de podridão cinzenta ou de podridão ácida).
A distribuição dos estragos é irregular variando com as temperaturas. Os ataques da traça dependem das castas, sistema de condução e das condições climáticas.
Medida de Combate: Existem metodologias que permitem estudar dinâmica populacional destas pragas sendo os mais utilizados: curvas de voo de adultos (armadilhas sexuais); observações visuais de glomérulos e bagos (posturas/penetrações); temperaturas crepusculares.Com base nestas determinações podem tomar-se as decisões de tratar com insecticidas homologados.
Informações complementares: Estes lepidópteros são as pragas mais importantes da videira. Está referenciada em Portugal e apresentam uma biologia semelhante apesar de pertencerem a famílias diferentes. Há alguns anos a sua ocorrência era conjunta e nalgumas regiões predominava a cochilis. Presentemente, a eudemis é a espécie mais registada e aquela a que se atribui maior importância económica.
Produtos fitofarmacêuticos
- N/A
- N/A
- N/A
- N/A
- N/A
- N/A
- N/A
- N/A
- N/A
- N/A
- N/A
- N/A
- N/A
- N/A
- N/A
- N/A
- N/A
- N/A
- N/A