Eforia

Fabricante
SYNGENTA
Categoria
Inseticidas
Registado até
Registro expirado
Número de registro
0455
Materiais ativos
Ligações

CARACTERÍSTICAS GERAIS
Eforia é um insecticida foliar com acção de contacto e ingestão composto por duas substâncias activas: a lambda-cialotrina, que pertence ao grupo dos piretróides e o tiameto-xame, que pertence ao grupo dos neonicotinóides. A lambda-cialotrina actua na modulação dos canais de sódio (Na+) presentes no sistema nervoso das pragas, o que lhes confere um rápido efeito de choque. O tiametoxame actua como antagonista dos receptores nicotínicos da acetilcolina, actuando também no sistema nervoso dos insectos, mas com um ponto de acção diferente dos piretróides.

MODO DE ACÇÃO
O EFORIA é um insecticida foliar com acção de contacto e ingestão composto por duas substâncias activas: a lambda-cialotrina, que pertence ao grupo dos piretróides e o tiametoxame, que pertence ao grupo dos neonicotinóides. A lambda-cialotrina actua na modulação dos canais de sódio (Na+) presentes no sistema nervoso das pragas, o que lhes confere um rápido efeito de choque. Actua sobre ovos, larvas e adultos. Possui uma acção repulsiva que evita a reinfestação de insectos após a aplicação. O tiametoxame actua também no sistema nervoso dos insectos (antagonista dos receptores nicotínicos da acetilcolina), mas com um ponto de acção diferente dos piretróides. É rapidamente absorvido pelos tecidos verdes e translocado pelo xilema – sistemia ascendente. Controla partes da planta não tratadas e novos crescimentos.

MODO DE PREPARAÇÃO DA CALDA E UTILIZAÇÃO
No recipiente onde se prepara a calda deitar metade da água necessária. Juntar a quantidade de produto a utilizar e completar o volume de água, agitando sempre.
Evitar deixar a calda em repouso.
Para aplicação com barra de pulverização em culturas baixas: Calibrar correctamente o equipamento, calculando o volume de calda gasto por ha, de acordo com o débito do pulverizador (L/min), da velocidade e largura de trabalho, com especial cuidado na uniformidade da distribuição da calda. A quantidade de produto e o volume de calda deve ser adequado à área de aplicação, respeitando as doses indicadas.
Para aplicação em culturas arbustivas e arbóreas: Calibrar correctamente o equipamento, assegurando a uniformidade na distribuição de calda no alvo biológico pretendido. Calcular o volume de calda gasto por ha em função do débito do pulverizador (L/min), da velocidade e largura de trabalho (distância entrelinhas). Nas fases iniciais de desenvolvimento das culturas aplicar a calda com a concentração indicada. Em pleno desenvolvimento vegetativo, adicionar a quantidade de produto proporcionalmente ao volume de água distribuído por ha, pelo pulverizador, de forma a respeitar a dose.

Registado para culturasTaxaIntervalo de segurança
Alface1 l7
Chicória1 l7
Brócolos1 l10
Tomates1 - 1.25 l3
Laranjas0 ml28
Limões0 ml28
Mandarins0 ml28
Abobrinha0.5 l7
Melância1 - 1.25 l3
Batatas0.75 l7
Azeitonas0 ml7
Alcachofras1 l7
Citros0 ml28