Lagarta mineira marmoreada

Lithocolletis blancardella

Sintomatologia: Os danos são causados por pequenas larvas de microlepidópteros que vivem no interior do limbo das folhas, alimentando-se do mesófilo e escavando galerias (minas) de diversos formatos, as quais permitem identificar as diferentes espécies.

Biologia: É conhecida como "mineira marmoreada", escava galerias em forma de bolsa as quais são visíveis em ambas as páginas das folhas. Na página superior aparecem manchas esbranquiçadas e zonas acastanhadas dando à galeria um aspecto marmoreado. Na página inferior a epiderme correspondente à galeria fica acastanhada. Os adultos têm entre 8 a 9 mm (abertura das asas) variando 0 número de gerações em função das condições climáticas. Hiberna na forma de pupa nas folhas caídas.

Medida de combate: Estão definidas as épocas e metodologias para a determinação dos níveis económicos de ataque para cada um destes insectos, base para a tomada de decisão de intervenção com insecticidas homologados. Escarchamento do gomo - Botão rosa: técnica das pancadas/100 ramos. Floração - Frutos em crescimento: observação visual/100 folhas.

Informações complementares: As lagartas mineiras da macieira são uma praga de importância económica reconhecida.

Produtos fitofarmacêuticos