Lagarta mineira sinuosa

Lyonetia clerkella

Descrição: É conhecida por "mineira sinuosa" e é a espécie mais importante dos nossos pomares. Escava galerias alongadas de pequeno diâmetro (máximo 2 mm), que vai aumentando com o tamanho das larvas. No centro das galerias pode observar-se uma linha escura constituída pelos excrementos. Muitas vezes podem encontrar-se várias mineiras sobre a mesma folha (até mais de 30 larvas).
O insecto adulto é uma pequena borboleta de cor branca-prateada e com cerca de 3 mm. Em condições normais apresenta 3 a 4 gerações, aparecendo a primeira durante a floração (é a menos prejudicial). Os prejuízos mais graves são provocados pela 2.ª e 3.ª gerações que ocorrem a partir de Junho-Julho. A pupação dá-se nas margens das folhas ou, eventualmente, no ritidoma dos troncos e ramos. Hiberna na forma de adulto em zonas abrigadas.

Danos: Os danos são causados por pequenas larvas de microlepidópteros que vivem no interior do limbo das folhas, alimentando-se do mesófilo e escavando galerias (minas) de diversos formatos, as quais permitem identificar as diferentes espécies.