Psila da pereira
Cacopsylla pyri
A psila da pereira é um homóptero da família Psyllidae. O adulto com 2,3 mm a 2,9 mm de comprimento parece uma pequena cigarra com asas translúcidas e corpo escuro. As patas são fortes e adaptadas ao salto, provocando um ruído característico no impacto com a vegetação. A armadura bucal é do tipo picador-sugador. No que respeita ao aparelho genital, verifica-se acentuado dimorfismo sexual ao nível externo. A espécie apresenta dois tipos morfológicos, sendo possível distinguir os adultos hibernantes dos estivais pelo maior tamanho e coloração mais escura dos primeiros. As psilas hibernam no estado adulto, dentro do pomar de pereira ou sobre outras espécies arbóreo-arbustivas situadas nas proximidades do pomar.
Nas condições do Ribatejo e Oeste, as fêmeas hibernantes iniciam as posturas no final de Fevereiro, verificando-se que os ovos são postos em número muito reduzido ou isoladamente sobre os gomos. Os ovos apresentam uma forma oblonga, com cerca de 0,3 mm de comprimento e coloração amarelo-claro após a postura, evoluindo para laranja próximo da eclosão. O aparecimento das ninfas da primeira geração coincide normalmente com o estado fenológico ponta verde / botão verde na pereira (C-D). Nas gerações seguintes, as posturas são geralmente efectuadas sobre as folhas ou na parte terminal dos lançamentos. As ninfas evoluem ao longo de cinco instares, sendo possível distinguir os últimos três pelo número de segmentos nas antenas e dimensão do insecto. No desenvolvimento da praga ao longo do ano podem ocorrer sete a oito gerações de psila.
Os estragos mais significativos provocados pelas psilas resultam da actividade alimentar das ninfas através da secreção de melada. Caso as populações sejam elevadas, é possível ocorrerem prejuízos, pois na melada existente sobre os lançamentos e frutos pode desenvolver-se fumagina. Nas folhas, estes ataques provocam necroses, com a consequente redução da taxa fotossintética, enquanto que os frutos sofrem desvalorização comercial devido à coloração negra produzida pelo fungo.
Produtos fitofarmacêuticos
- N/A
- N/A
- N/A
- N/A
- N/A
- N/A
- N/A
- N/A
- N/A
- N/A
- N/A
- N/A
- N/A
- N/A
- N/A
- N/A
- N/A
- N/A
- N/A
- N/A
- N/A
- N/A
- N/A
- N/A
- N/A
- N/A
- N/A