Boreal

Categoria
Inseticidas
Registado até
N/A
Número de registro
1104
Materiais ativos
Ligações

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
BOREAL é um inseticida/acaricida de largo espectro de ação e elevada eficácia.
A abamectina é rapidamente absorvida pelas folhas e tem ação translaminar.
BOREAL resiste, por isso, à lavagem pela chuva.
Após a ingestão da abamectina, os insetos ficam paralisados e param de se alimentar, acabando por morrer. Desta forma, embora sejam necessários 3-4 dias para se alcançar a máxima mortalidade da praga, esta já não está a provocar danos.

MODO DE APLICAÇÃO
Calibrar adequadamente o equipamento. A concentração deve ser ajustada ao débito do pulverizador, de modo a respeitar as concentrações indicadas.
Aplicar em pulverização, não ultrapassando a dose de 1,5 L de BOREAL por hectare.

MODO DE PREPARAÇÃO
No recipiente onde se prepara a calda deitar metade da água necessária. Juntar a quantidade de produto a utilizar e completar o volume de água, agitando sempre.
Para obtenção de caldas mistas de BOREAL com FITANOL, juntar ao BOREAL um pouco de água e agitar. Separadamente, proceder de igual modo com FITANOL. Juntar seguidamente cada uma destas emulsões no recipiente onde se faz a calda, já com metade da água necessária e completar o volume desejado, agitando sempre.
NB: Sempre que possível, efetuar os tratamentos de acordo com as indicações dos Serviços de Avisos.

OBSERVAÇÕES
Para se maximizar a eficácia e persistência dos tratamentos de BOREAL, é importante promover a sua penetração no interior dos órgãos vegetais. Para isso, em fruteiras, deve-se respeitar a época de aplicação recomendada (ter presente no pomar um grande número de folhas jovens) e realizar a mistura com FITANOL.
O BOREAL é um larvicida, pelo que, de um modo geral, deve ser aplicado logo que se detetem as formas móveis (larvas) dos insetos. Excetuam-se os casos da psila
em Pereira e ácaros em Macieira, nos quais se recomenda realizar as aplicações nas 2-3 semanas após a queda das pétalas.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Quando se procede à mistura de BOREAL com Óleo de Verão, não se devem realizar tratamentos com captana, ditianão, folpete, dodina e enxofre nas 3 semanas antes e depois da sua aplicação.
Para mais informações consulte a Ficha de Dados de Segurança do produto.
Os produtos fitofarmacêuticos (PFF) homologados em Portugal podem ser utilizados em proteção integrada (PI), não existindo uma lista de PFF’s recomendados especificamente para esse efeito. A escolha do PFF deve ter, obrigatoriamente, em consideração a aplicação dos princípios gerais da PI e as normas definidas para a cultura.

Registado para culturasTaxaIntervalo de segurança
Tomates0.6 l3
Citros0.4 l7
Peras0.75 l14
Maçãs0.75 l14
Uvas1 l7
Morangos0.8 l3