Orondis Ultra

Fabricante
SYNGENTA
Categoria
Fungicidas
Registado até
N/A
Número de registro
1995
Materiais ativos
Ligações

ORONDIS ULTRA é um fungicida específico contra os míldios (Oomicetas), com base em duas substâncias ativas: a mandipropamida e a oxatiapiprolina. A mandipropamida pertence ao grupo das amidas do ácido carboxílico (CAA) (FRAC: 40), inibe a síntese da celulose, possui mobilidade translaminar e após pulverização foliar, é absorvida pela camada cerosa presente na superfície das plantas, assegurando uma boa resistência à lavagem pela chuva assim que a pulverização seque. A mandipropamida inibe a germinação dos esporos (atividade preventiva), o crescimento do micélio (atividade curativa), quando aplicado imediatamente após a infeção e a produção de esporos (atividade anti-esporulante). A oxatiapiprolina atua por inibição da proteína de ligação ao oxisterol (OSBPI) nas células dos fungos, apresentando um modo de ação novo (Grupo FRAC: 49). Apresenta atividade translaminar e adicionalmente a mobilidade da substância ativa através do xilema permite uma proteção adequada das folhas que não se encontrem totalmente expandidas na altura da aplicação bem como dos novos crescimentos.

Modo de Preparação da Calda e Utilização
Na preparação da calda deitar metade do volume de água adequado para a pulverização prevista. Agitar bem o produto na embalagem, até ficar homogéneo. Juntar a quantidade de produto necessário e completar o volume de água pretendido, assegurando agitação contínua.

Calibrar corretamente o equipamento, assegurando a uniformidade na distribuição de calda no alvo biológico pretendido.
Calcular o volume de calda gasto por ha em função do débito do pulverizador (L/min), da velocidade e largura de trabalho (distância entrelinhas).
Nas fases iniciais de desenvolvimento das culturas aplicar a calda com a concentração indicada. Em pleno desenvolvimento vegetativo, adicionar a quantidade de produto proporcionalmente ao volume de água distribuído por ha, pelo pulverizador, de forma a respeitar a dose.

Volumes de calda: 300 – 1000 L/ha em videira; 200 – 800 L/ha em alface; 200 – 1000 L/ha em tomateiro e beringela de ar livre e 200 – 1500 L/ha em tomateiro e beringela de estufa.

Precauções Biológicas
• Para evitar o desenvolvimento de resistências realizar no máximo, por campanha/ano: 2 tratamentos em videira; 3 tratamentos em tomateiro e beringela; 2 tratamentos em alface (ar livre) e 1 tratamento em alface (estufa) com o ORONDIS ULTRA ou outros fungicidas com o mesmo modo de ação CAA e OSBPI.
• O produto deve ser aplicado preventivamente.
• Alterne o uso deste produto com outros produtos com diferentes modos de ação.
• Não aplicar o produto em viveiro na produção de transplantes.
• O ORONDIS ULTRA não deve ser aplicado em locais onde se comecem a verificar quebras de eficácia após as aplicações do produto ou de outros produtos com o mesmo modo de ação, existentes no mercado.
• Não aplicar ORONDIS ULTRA no caso de se ter aplicado oxatiapiprolina no solo ou como tratamento de sementes.

Registado para culturasTaxa
Alface0.4 l
Tomates0.4 l
Berinjela0.4 l
Uvas0.67 l