Proxanil SC

Fabricante
UPL
Categoria
Fungicidas
Registado até
N/A
Número de registro
0887
Materiais ativos
Ligações

PROXANIL é um fungicida para controlo do míldio da batateira, com base em cimoxanil (fungicida de contato com actividade sistémica local), que pertence à família química das acetamidas, e propamocarbe (fungicida sistémico), pertencente à família química dos carbamatos. Estas substâncias ativas possuem modo de ação diferente e complementar no controlo do míldio da batateira.

Modo de ação
PROPAMOCARBE: É absorvido pelas folhas ou pelas raízes e translocado em sentido acrópeto. Tende a acumular-se nos extremos apicais. Interfere com a síntese dos fosfolípidos e ácidos gordos interrompendo a formação das paredes celulares do fungo, afetando o crescimento do micélio, a produção e germinação de esporos. Interrompe o crescimento inicial invasivo dos esporos (fixação e penetração). Aplicado antes da formação dos esporângios inibe a esporulação (antiesporulante). Reduz a produção de zoósporos mediante uma germinação mais direta. Controla vários estados ativos do fungo, exceto a dispersão por micélio, impedindo a colonização do fungo, a evolução da infeção nos tecidos e a sua posterior dispersão.

CIMOXANIL: Apresenta vários modos de ação, entre os quais a inibição da síntese do ácido nucleíco, da respiração do micélio, a permeabilidade da membrana celular e a redução da esporulação. Controla os ataques de míldio destruindo o fungo na superfície das folhas no momento da germinação dos esporos. Além disso, graças ao seu poder de penetração nos tecidos vegetais, pode destruir seletivamente o micélio do fungo durante o seu periodo de incubação, impedindo que ocorram lesões na cultura. Quando surgem os primeiros sintomas da doença tem a capacidade de limitar a formação dos conídios e reduzir o seu poder germinativo.

Modo de aplicação
Aplicar preventivamente, à dose de 2,5 L/ha.

As aplicações podem ser efetuadas entre o estado da cultura correspondente ao primeiro lançamento lateral, até 50% da folhagem senescente. A persistência biológica do produto é de 7 dias.

Efetuar no máximo 6 aplicações por ciclo cultural, com intervalos de 7 dias entre aplicações.

Registado para culturasTaxa
Tomates2.5 l
Batatas2.5 l