Quadris Max
- Fabricante
- SYNGENTA
- Categoria
- Fungicidas
- Registado até
- N/A
- Número de registro
- 3512
- Materiais ativos
- azoxistrobina93.5 g/l
- folpete500 g/l
CARACTERÍSTICAS GERAIS
Fungicida para o combate à Escoriose, ao Míldio, ao Oídio e ao Black Rot da videira, essencialmente vocacionado para os períodos em que o míldio é a principal doença visada.
MODO DE ACÇÃO
A azoxistrobina é uma estrobilurina que actua ao nível das mitocôndrias, inibindo a respiração celular. Nesse local impede a formação de energia, impossibilitando o funcionamento dos processos vitais dos fungos.
O folpete provoca a inibição da respiração celular do fungo patogénico. Uma parte da azoxistrobina penetra progressivamente no interior da folha, atravessando a cutícula, e a outra parte permanece à superfície (acção de contacto), para além de um outro movimento que assegura a passagem do produto de uma para a outra face da folha, nos dois sentidos, protegendo assim a face não tratada (acção translaminar). As chuvas ocorridas 3 horas após a aplicação, não obrigam a repetição do tratamento. Repetir o tratamento se a chuva cair antes da pulverização secar.
O folpete, sendo um fungicida de superfície, confere uma protecção externa à planta actuando por contacto sobre os fungos, logo no início da fase da germinação dos esporos, provocando a inibição da respiração celular. O folpete reforça, assim, a actividade preventiva conferida pela azoxistrobina.
MODO DE PREPARAÇÃO DA CALDA E UTILIZAÇÃO
No recipiente onde se prepara a calda deitar metade da água necessária. Agitar bem a embalagem até o produto ficar homogéneo. Numa vasilha juntar a quantidade de produto a utilizar com um pouco de água e agitar bem até obter uma mistura homogénea. Deitar esta mistura no recipiente e completar o volume de água, agitando sempre.
Calibrar corretamente o equipamento, assegurando a uniformidade na distribuição de calda no alvo biológico pretendido. Calcular o volume de calda gasto por ha em função do débito do pulverizador (L/min), da velocidade e largura de trabalho (distância entrelinhas). Nas fases iniciais de desenvolvimento das culturas aplicar a calda com a concentração indicada. Em pleno desenvolvimento vegetativo, adicionar a quantidade de produto proporcionalmente ao volume de água distribuído por ha, pelo pulverizador, de forma a respeitar a dose. Volume de calda a utilizar: 200 a 300L/ha no controlo de escoriose; 500-1000L/ha de míldio, oídio e black-rot.
Registado para culturas | Intervalo de segurança |
---|---|
Uvas | 42 |