Topaze 200 EW

Fabricante
SYNGENTA
Categoria
Fungicidas
Registado até
N/A
Número de registro
0626
Materiais ativos
Ligações

Fungicida sistémico, com atividade preventiva e curativa indicado para combater os oídios da videira, pessegueiro, damasqueiro, nectarina, macieira, marmeleiro, morangueiro, pepino, meloeiro, melancia, abóbora, courgete, cornichões, pimento, tomateiro, beringela, alcachofra e ornamentais.

TOPAZE é um fungicida sistémico com atividade preventiva e curativa, constituído pela substância ativa penconazol, que pertence ao grupo químico dos triazóis. O penconazol inibe a biossíntese dos esteróis na demetilação (DMI).

Declarações de precaução
Provoca irritação ocular grave.
Suspeito de afectar o nascituro.
Tóxico para os organismos aquáticos com efeitos duradouros.
Pedir instruções específicas antes da utilização.
Não comer, beber ou fumar durante a utilização deste produto.
Usar luvas de protecção/vestuário de protecção/protecção ocular/protecção facial.
SE ENTRAR EM CONTACTO COM OS OLHOS: enxaguar cuidadosamente com água durante vários minutos. Se usar lentes de contacto, retire-as, se tal lhe for possível. Continuar a enxaguar.
EM CASO DE exposição ou suspeita de exposição: consulte um médico.
Caso a irritação ocular persista: consulte um médico.
Recolher o produto derramado.
Eliminar o conteúdo/embalagem em local adequado à recolha de resíduos perigosos.
Ficha de segurança fornecida a pedido.
Não contaminar a água com este produto ou com a sua embalagem.
Para proteção dos organismos aquáticos, respeitar uma zona não pulverizada de 5 metros em pomares de prunóideas em relação às águas de superfície. Nas restantes culturas, não aplicar o fungicida em terrenos agrícolas adjacentes a águas de superfície. Sempre que possível, utilizar bicos anti-deriva que garantam, pelo menos, 50% de redução no arrastamento da calda durante a aplicação do produto.
Manter em local seco, ventilado e protegido dos raios solares.

Modo de Preparação da Calda e Utilização
Na preparação da calda deitar metade do volume de água adequado para a pulverização prevista. Deitar a quantidade de produto necessária e completar o volume de água pretendido, assegurando agitação contínua.

Para aplicação com barra de pulverização em culturas baixas:
Calibrar corretamente o equipamento, calculando o volume de calda gasto por ha, de acordo com o débito do pulverizador (L/min), da velocidade e largura de trabalho, com especial cuidado na uniformidade da distribuição da calda.
A quantidade de produto e o volume de calda deve ser adequado à área de aplicação, respeitando as doses indicadas.

Para aplicação em culturas arbustivas e arbóreas:
Calibrar corretamente o equipamento, assegurando a uniformidade na distribuição de calda no alvo biológico pretendido.
Calcular o volume de calda gasto por ha em função do débito do pulverizador (L/min), da velocidade e largura de trabalho (distância entrelinhas).
Nas fases iniciais de desenvolvimento das culturas aplicar a calda com a concentração indicada. Em pleno desenvolvimento vegetativo, adicionar a quantidade de produto proporcionalmente ao volume de água distribuído por ha, pelo pulverizador, de forma a respeitar a dose.

Volumes de calda: Videira: 400 a 1000 L/ha; Pessegueiro, Nectarina, Damasqueiro: 800 a 1500 L/ha; Macieira, Marmeleiro: 500 a 1500 L/ha; Morangueiro, Abóbora, Pepino, Meloeiro, Melancia, Courgete, Cornichões (pepininhos), Pimenteiro, Alcachofra, Ornamentais: 500 a 1000 L/ha; Tomateiro, Beringela: 300 a 1000 L/ha.

Precauções Biológicas
Tomateiro: consultar a indústria transformadora antes de usar o produto em culturas cuja produção, se destina a processamento industrial.

Não se deve aplicar este produto em locais onde se verifiquem quebras de eficácia, após a aplicação repetida do mesmo.

Para evitar o desenvolvimento de resistências realizar no máximo, com este ou outro fungicida do grupo dos DMI's:

- 4 tratamentos em macieira e marmeleiro;

- 3 tratamentos em vinha;

- 2 tratamentos em pessegueiro, nectarina, damasqueiro; meloeiro, melancia, pepino, abóbora e courgete (ar livre e estufa); morangueiro (ar livre e estufa), alcachofra, pimenteiro, tomateiro e beringela (ar livre e estufa) e culturas ornamentais (ar livre e estufa).