Buva

Conyza bonariensis

Nomes comuns: acatoia, buva, capiçoba, capetiçoba, catiçoba, enxota, erva-lacenta, margaridinha-do-campo, rabode- foguete, rabo-de-raposa, salpeixinho, voadeira.
Espécie herbácea anual. Ocupa áreas cultivadas com espécies hortícolas e frutíferas, pastagens, terras abandonadas, margens de rodovias e terrenos baldios. Em função da propagação facilitada pelo vento e germinação quase uniforme das sementes, é comum encontrar populações densas dessa espécie. Hospedeira do Lettuce mosaic virus – LMV –, transmitido para outras culturas por meio dos afídeos. Abriga afídeos da espécie Uroleucon erigeronenzis, que atacam a mandioquinha-salsa, também chamada de batata-baroa. Abriga ainda ácaros do gênero Brevipalpus.
Apresenta caule cilíndrico, muito enfolhado, verde, pouco ramificado, podendo surgir alguns ramos apenas nas proximidades do ápice do caule principal. Folhas simples, desprovidas de pecíolos, alternadas helicoidais, limbo longo-lanceolado com predomínio de margens inteiras ou muito raramente aparecendo poucos acidentes serreados. Inflorescência terminal do tipo cacho de capítulos. Capítulos globosos, pedunculados, margeados por brácteas de coloração verde, as quais protegem as flores femininas localizadas na periferia, e as hermafroditas ocupam o centro. Na maturação rompem-se as brácteas para liberação dos frutos. Fruto do tipo aquênio, coroado por um tufo de pelos sedosos. Essa espécie pode ser facilmente reconhecida em campo pelas folhas longo-lanceoladas e com margem inteira, acrescentando-se ainda a posição da inflorescência, que é sempre inclusa aos ramos, e também pelos capítulos globosos. 
Conyza bonariensis, conhecida popularmente como buva, é uma planta invasora. É uma planta anual que se reproduz por sementes que germinam no outono e inverno, com encerramento do ciclo no verão, caracterizando-se assim como uma planta daninha de inverno e verão. Apresenta-se como importante planta daninha infestante de lavouras de trigo, soja e milho. A buva produz grande quantidade de sementes, que apresentam características e estruturas que conferem fácil dispersão, caracterizando a espécie como agressiva.

Produtos fitofarmacêuticos