Erva-das-verrugas

Heliotropium europaeum

Definição: Herbácea anual, mais ou menos sedosa, que atinge os 60 cm. Caules: mais ou menos sedosos, geralmente erectos ou ascendentes, simples ou ramificados desde a base, com pêlos de diferentes tamanhos. Folhas: pecioladas; elípticas, ovaladas ou lanceoladas, arredondadas ou atenuadas na base, mais ou menos sedosas, com pêlos de diferentes tamanhos (até 1 mm). Inflorescências: germinadas, alongando-se até 20 cm na frutificação. Flores: brácteas ausentes, sésseis; cálice persistente, dividido quase até à base, mais ou menos campanulado e viloso, com pelos rectos; corola até 5 mm de diâmetro, branca, em forma de funil, mais ou menos peluda no exterior; estames inseridos perto da base da corola; anteras quase cónicas, pardo-amareladas; ovário com estilete glabro, estigma discóide com prolongação cónica, geralmente bífido e glabro. Fruto: inteiro, geralmente com 4 núculas ovóides, que vão de castanho-escuras ao pardo-amareladas.

Habitat: Planta ruderal que ocorre frequentemente em campos agrícolas, bermas de caminhos, incultos e baldios de áreas urbanas, sobretudo em locais secos.

Distribuição: Ocorre em todo o território português, do norte ao sul do país, no litoral e no interior. É nativa no arquipélago da Madeira, tendo sido introduzida no arquipélago dos Açores.

Produtos fitofarmacêuticos