Crespeira

Taphrina deformans

Cultura: Pêssego, nectarina

Descrição: A crespeira, causada pelo fungo Taphrina deformans (Berck.) Tulasne, é uma doença importante para a cultura do pêssego e nectarina, causando sérios danos nas folhas, atacando também ramos e frutos. Na Europa e nos Estados Unidos, essa é uma das principais doenças do pessegueiro.

Sintomas: Em folhas tenras observa-se o espeçamento, e à medida que se desenvolvem, encrespam e curvam-se para dentro, adquirindo coloração amarelo-avermelhada ou cinzaavermelhada e por fim caem. O desfolhamento precoce compromete a produtividade e a longevidade das plantas atacadas. Em ataques intensos, o fungo atinge botões florais, ramos do ano e frutos.

Bioecologia: Taphrina deformans sobrevive no inverno, por meio do micélio, em ramos e gemas. O patógeno penetra diretamente pela cutícula a partir do inchamento das gemas e se estabelece no parênquima como micélio intercelular. À medida que as folhas amadurecem, essas ficam mais resistentes. Temperaturas baixas e umidade elevada são condições ambientais favoráveis para o desenvolvimento da doença. Em temperaturas elevadas, a doença praticamente desaparece.

Controle químico: A aplicação preventiva de fungicida é recomendada, porém deve-se ter cuidado com a utilização de produtos à base de cobre, visto que são fitotóxicos ao pessegueiro.

Produtos fitofarmacêuticos