2,4-D 806 RN

Fabricante
NUFARM
Categoria
Herbicidas
Registrado até
N/A
Número de registo
1215
Materiais ativos

2,4-D 806 RN é um herbicida de ação hormonal, que provoca distúrbios diversos, levando espécies sensíveis à morte. Sua atividade mais intensa se manifesta em plantas em fase de ativo crescimento.2,4-D 806 RN é um herbicida de ação hormonal, que provoca distúrbios diversos, levando espécies sensíveis à morte. Sua atividade mais intensa se manifesta em plantas em fase de ativo crescimento.Pré-emergência: quando aplicado sobre o solo, afeta tanto gramíneas como dicotiledôneas, havendo, todavia, diferenças de sensibilidade. Essa forma de aplicação permite em alguns usos seletivos.Pós-emergência: quando aplicado sobre as plantas, ocorre maior seletividade sendo as gramíneas menos sensíveis. A ação é mais intensa contra dicotiledôneas herbáceas.

NÚMERO, ÉPOCA E INTERVALO DE APLICAÇÃO:

ARROZ IRRIGADO:
Aplicar em pós-emergência com as plantas infestantes no estádio de 3 a 5 folhas. Fazer o tratamento com pouca ou sem água de irrigação.

ARROZ DE SEQUEIRO:
Aplicar após início do perfilhamento e antes do emborrachamento. Aplicar em pós-emergência das plantas infestantes.

CANA-DE-AÇUCAR:
Pré-emergência (solo médio): Aplicar antes da emergência da cana-planta, quando o solo estiver úmido.Pós-emergência: Aplicar em época quente quando a cana-planta atingir 30-60 cm de altura e em aplicação dirigida. Repetir a aplicação após cada corte da cana em pós-emergência da cultura.

CAFÉ:
Aplicar através jato dirigido, nas entrelinhas da cultura, em pós-emergência das plantas infestantes e quando as mesmas atingirem 5 a 10 cm de altura, sempre em época quente, logo após a arruação ou esparramação.

MILHO:
Pós-emergência precoce: em área total, até quando a cultura do milho estiver no estágio de 5 folhas.Pós-emergência tardia: com jato dirigido sobre as plantas infestantes evitando atingir o milho, quando a cultura atingir +/- 25 cm.Em todos os casos deverá ser contatada a empresa fornecedora do híbrido.

PASTAGENS:
Aplicar por cobertura total em pós-emergência das plantas infestantes de folhas largas, existentes na área, com altura de, no máximo, 50 cm.SOJA (Plantio Direto):A aplicação deve ser feita de 15 a 1 dia antes da semeadura (plantio direto), visando o controle em pós-emergência das plantas infestantes de folhas largas existentes na área, com altura de, no máximo, 10 cm.

TRIGO:
Aplicar no período após o início do perfilhamento e antes do emborrachamento. Uso em pós-emergência das plantas infestantes.

MODO / EQUIPAMENTOS DE APLICAÇÃO:
É PROIBIDA A APLICAÇÃO COM EQUIPAMENTO MANUAL OU COSTAL:
2,4-D 806 RN deve ser diluído em água e aplicado por pulverização tratorizada. O volume de calda pode variar em função da modalidade do tratamento, da área efetivamente tratada, do porte e da densidade das invasoras.

Aplicação em Área Total:
a) Por via terrestre:
Pulverizadores de barra, equipados uniformemente com um dos seguintes tipos de bicos:
- Jatos tipo Cônico D-2 13; D-2 25, que produzem gotas de 120 a 150 micra e que permitem uma cobertura de 40 a 50 gotas/cm2.
- Jatos tipo Leque 80.03; 110.03; 80.04; 110.04; AP110 R (vermelho); APG 110V (verde); VisiFlo azul; VisiFlo vermelho, que produzem gotas entre 300 e 400 micra e permitem uma cobertura de cerca de 20 gotas/cm2.
- Bicos com jatos em leque, nos diversos equipamentos, são preferidos para tratamentos em pré-emergência, sobre o solo, ou quando o porte da cultura e das invasoras é baixo e para jatos dirigidos.
- Volume de água: 200 a 400 litros/ha.
Aplicação com Jato Dirigido:Usar sempre bicos de jatos em leque. Calcular a área a ser efetivamente tratada, adaptando a dose indicada por hectare, ao tamanho da mesma.Em geral, é recomendável utilizar estrutura de proteção (protetor tipo chapéu), de modo a evitar a possibilidade do jato atingir a cultura.
Tratamento de Invasoras em Pastagens:Utilizar bicos de jato em leque ou jato cônico, dirigindo o jato sobre as invasoras, de forma a garantir uma boa cobertura.

b) Por via aérea:
Avião agrícola, equipado com barra e bicos de jato cônico, montados na vertical (900)a) 36 bicos modelo D 12-45b) 46 bicos modelo 131 0-45
-Largura efetiva da faixa: variável, entre 12 e 15 metros, devendo ser estabelecida por teste, verificada uma concentração de 30 a 50 gotas/cm2.
-Pressão: 30 a 35 libras/por.
-Altura de vôo: 2,5 a 3,5 metros da barra ao topo das plantas.
-Volume de água: 30- 40 litros/ha.
-Herbicidas hormonais são muito ativos contra espécies latifoliadas em geral.
Aplicações, especialmente aéreas, não devem ser feitas quando houver riscos de deriva que possa atingir plantas úteis susceptíveis.

INTERVALO DE SEGURANÇA:
Arroz e trigo: Não determinado por ser de uso até a fase de em borracha mento.
Café: 30 dias.Cana-de-açúcar: Não determinado por ser de uso em pós-emergência até 3 (três) meses após o plantio ou corte.
Milho: Não determinado por ser de uso desde a fase de pré-emergência até o milho atingir uma altura de 25 cm.
Soja: Uso permitido somente em pré-plantio.
Pastagens: Não determinado.

INTERVALO DE REENTRADA DE PESSOAS NAS CULTURAS E ÁREAS TRATADAS:
Não entrar nas áreas tratadas sem o equipamento de proteção individual por um período mínimo de aproximadamente 24 horas ou até que a calda pulverizada nas plantas esteja seca. Caso haja necessidade de reentrar nas lavouras ou áreas tratadas antes desse período, usar os EPI’s recomendados.

LIMITAÇÕES DE USO:
• Uso exclusivamente agrícola.
• O produto deve ser utilizado somente nas culturas para as quais está registrado observando o intervalo de segurança para cada cultura. 
• Não aplicar o produto quando houver possibilidade de atingir diretamente, ou por deriva, espécies de plantas úteis suscetíveis, tais como: culturas dicotiledôneas, hortaliças, ornamentais, bananeiras.
• Todo equipamento usado para aplicar o 2,4-D 806 RN deve ser descontaminado antes de outro uso. Recomenda-se, se possível, utilizá-lo exclusivamente para aplicações com formulações que contenham 2,4-D.
• O produto pode apresentar fitotoxicidade para cereais, quando a aplicação é feita antes do perfilhamento ou após a elongação, e para milho quando a aplicação é feita fora do período recomendado.
• O produto em contato com sementes pode inibir a sua germinação.
• 2,4-D 806 RN não deve ser misturado com óleos, espalhantes adesivos e outros adjuvantes, pois isso diminui a seletividade do produto.
• Aplicar apenas sobre plantas infestantes em estádio de crescimento ativo, não submetidas a qualquer "stress" como frio excessivo, seca ou injúrias mecânicas.
• Para uso na cultura do milho, verificar junto às empresas produtoras de sementes a existência de cultivares sensíveis ao 2,4-D.
• Para uso na cultura do café, fazê-lo de modo a não permitir o contato do produto com as folhas da cultura.
• Para a cultura de soja, seu uso é permitido somente em pré-plantio.
• Não aplicar em plantas infestantes com altura superior a 10 cm e número de folhas maior que 10.
• Para aplicação em cereais durante o inverno, em temperatura baixa, o efeito do produto é muito lento, o que pode levar a resultados insatisfatórios, especialmente em época chuvosa.
• Em aplicações aéreas, derivas podem levar o produto e afetar culturas sensíveis, como algodão e outras, a considerável distância. Apenas situações em que não existam culturas sensíveis na região, na época dos tratamentos, permitem aplicações aéreas de 2,4-D. 

Registado para culturasTaxa
Arroz1 - 1.5 l
Café1 - 1.5 l
Cana-de-açúcar1 - 1.5 l
Milho1.5 l
Pastagem1 - 3 l
Sojas1 - 1.5 l
Trigo-de-inverno1 - 1.5 l
Trigo-de-primavera1 - 1.5 l