Vassourinha, Guanxuma (Mata-pasto)
Sida rhombifolia (Sida alba, Sida canariensis, Sida canescens)

Espécie subarbustiva perene, ereta ou podendo prostrar os ramos. Desenvolve-se em todo o País, instalando-se em áreas com lavouras anuais e perenes e áreas olerícolas com plantios de batata, cebola e cenoura, entre outras. Ocorre também em pomares de citros, goiaba e pêssego, e cultivos de banana. Constatada como hospedeira do Begomovirus. Hospeda também ácaros do gênero Brevipalpus. Planta apícola.
Apresenta caule cilíndrico, verde e recoberto por esparsa pilosidade nas partes jovens, avermelhado e glabro nas partes velhas da planta. Folhas alternadas helicoidais, pecíolo curtíssimo, providas de um par de estípulas capiláceas. Limbo com formato de losango largo ou estreito, margem inteira junto à base e serreada a partir da maior largura em direção ao ápice, face inferior pouco pilosa. Inflorescência terminal do tipo corimbo e axilar com flores isoladas. Flores com longo pedúnculo articulado, cálice com 5 sépalas soldadas, corola amarelada com 5 pétalas soldadas parcialmente, formando um tubo, garganta da corola e fundo do tubo em tons de amarelo mais escuro ou alaranjado. Androceu com estames soldados e gineceu com estigma dividido conforme o número de lóculos do ovário. Fruto seco do tipo esquizocarpo, que se separa ao esfregaço em muitos mericarpos, cada um com 2 aristas largas, semelhantes a orelhas pilosas. Pode ser diferenciada das demais espécies do gênero por apresentar o limbo em forma de losango largo ou estreitado, pecíolo muito curto, margem inteira da porção mais larga da folha em direção à base e serrada em direção ao ápice. Pedúnculos
Infestante em pastagens, lavouras de soja, pomares culturas anuais e áreas desocupadas. É altamente competitiva, pois suas raízes são profundas. Indicadora de lage, mais ou menos grossa, que restringe o crescimento radicular em geral, mas suas raizes conseguem vencer. Aparecem por efeito de aração profunda demais, de pisoteio de gado ou de movimentação excessiva de máquinas. Brota fácil, especialmente depois das lavouras de batata e algodão. Dificulta a colheita mecanizada por ter caules muito resistentes.