Actara 10 GR

Fabricante
SYNGENTA
Categoria
Inseticidas
Registrado até
Registro expirado
Número de registo
3200
Materiais ativos
Ligações

O ACTARA 10 GR na dose recomendada apresenta efeito bioativador melhorando o desenvolvimento das plantas (velocidade de brotação, sistema radicular, parte aérea). Por estes motivos, as plantas poderão resistir melhor as adversidades climáticas, mantendo o seu potencial produtivo.

MODO/ EQUIPAMENTO DE APLICAÇÃO
A dose maior deverá ser usada quando:
-  houver  um histórico de altas infestações na área;
- se desejar um controle residual mais prolongado;
- se tratar de solos pesados (argilosos);
- houver presença da praga, em populações altas, em culturas vizinhas;
- se tratar de cultivares suscetíveis a viroses.
Abacaxi: aplicação no sulco de plantio: utilizar aplicador de granulado manual ou granuladeira acoplada ao trator no sulco de plantio, cobrindo imediatamente o produto com terra.
Batata: aplicaçãono sulco de plantio: Utilizar aplicador de granulado manual ou granuladeira acoplada ao trator no sulco do plantio, cobrindo imediatamente o produto com terra. Evitar que o produto entre em contato direto com as gemas dos tubérculossementes.  Aplicação na amontoa:Utilizar aplicador de granulado manual ou granuladeira acoplada ao trator, distribuindo o produto ao lado das fileiras de plantas, cobrindo imediatamente com terra.
Sempre fazer a aplicação com boa umidade no solo.
Café: Aplicar 25 kg/ha na época da floração principal + 25 kg/ha no inicio do desenvolvimento dos frutos (“chumbinho”); ou 30 a 50 kg/ha em única aplicação no inicio do desenvolvimento dos frutos (“chumbinho”), conforme as condições de ocorrência de praga na região. Sempre fazer a aplicação quando houver boa umidade no solo.
Cana: Utilizar granuladeira acoplada ao trator, aplicando o produto em ambos os lados da fileira de plantas, a uma profundidade de 5 a 10 cm.
Aplicar na fase inicial de desenvolvimento da cultura, no aparecimento das primeiras ninfas. Em áreas nas quais, ocorre o ataque da cigarrinha com freqüência, fazer tratamento preventivo.  Em ambos os casos, fazer aplicação com boa umidade no solo.
Citros: Aplicar após a floração, no inicio das brotações novas, quando houver boa umidade no solo.
Maçã e Pêssego: A aplicação deverá ser feita em sulcos em forma de anel, com raio aproximado de 50 cm do tronco. Utilizar aplicador de granulado manual. Cobrir o sulco com terra, após a deposição do produto.
Uva: Para plantas até 1 ano de idade, faça duas aplicações parceladas, com 7 g/planta cada, em sulco ao redor das mesmas, sendo a primeira aplicação em novembro e a segunda em janeiro, cobrindo os sulcos, após a aplicação; ou uma aplicação única com 14 g/planta, feita em novembro.
Para plantas com 2 anos de idade ou mais, faça duas aplicações com 15 g/planta, ou uma única aplicação, com 40 g/planta.

INTERVALO DE SEGURANÇA (período de tempo que deverá transcorrer entre a última aplicação e a colheita):
Abacaxi............................................60 dias
Arroz................................................21 dias
Batata (aplicação na amontoa)............89 dias
Café.................................................90 dias
Cana....................................................(1)
Citros................................................14 dias
Maçã.................................................60 dias
(1) Intervalo de segurança não determinado devido a modalidade de emprego.

INTERVALO DE REENTRADA DE PESSOAS NAS CULTURAS E ÁREAS TRATADAS
Não há restrições para reentrada na área tratada, porém sempre usar equipamento de proteção individual na aplicação do produto.

LIMITAÇÕES DE USO
Fitotoxicidade para as culturas indicadas:
Nas culturas e doses recomendadas não houve qualquer efeito fitotóxico.

INFORMAÇÕES SOBRE O MANEJO DE RESISTÊNCIA
Qualquer agente de controle de inseto pode se tornar menos efetivo ao longo do tempo, se a praga alvo desenvolver algum mecanismo de resistência a ele. O Comitê Brasileiro de Ação a Resistência a Inseticidas - IRAC-BR, recomenda as seguintes estratégias de manejo de resistência, visando prolongar a vida útil dos inseticidas:
- Qualquer produto para controle de pragas, da mesma classe ou modo de ação, não deve ser utilizado em gerações consecutivas da pragas
- Usar somente as doses recomendadas na bula/rótulo.
- Consultar sempre um Engenheiro Agrônomo para orientação sobre o Manejo de Resistência a Inseticidas.
- Incluir outros métodos de controle de pragas (Ex. Controle cultural, biológico, etc.) dentro do programa de Manejo Integrado de Pragas, quando disponível e apropriado.

INFORMAÇÕES SOBRE MANEJO DE PRAGAS
Incluir outros métodos de controle de pragas (Ex. Controle cultural, biológico, etc.) dentro do programa de Manejo Integrado de Pragas,  quando disponível e apropriado.

Registado para culturasTaxaIntervalo de segurança
Abacaxis10 - 15 kg60
Arroz10 - 15 kg21
Batatas15 - 20 kg89
Café25 - 50 kg90
Cana-de-açúcar20 - 25 kg
Citros0 kg14
Macieiras40 - 50 kg60
Pêssegos35 - 40 kg45
Videiras0 kg45