Totril

Fabricante
BAYER
Categoria
Herbicidas
Registrado até
Registro expirado
Número de registo
2208304
Materiais ativos

INSTRUÇÕES DE USO 
TOTRIL é um herbicida seletivo indicado para o controle das plantas daninhas que infestam as culturas de alho e cebola, principalmente as de ”folhas largas” (dicotiledôneas) quando aplicado em pós-emergência precoce.

NÚMERO, ÉPOCA E INTERVALO DE APLICAÇÃO
CEBOLA: Em lavoura de semeadura direta, aplicar com a cebola acima de 3 folhas e no início do crescimento das plantas infestantes, em pós-emergência precoce, quando as mesmas apresentarem de 2 a 4 folhas.
Em lavoura de transplante, aplicar após o enraizamento da cebola e no início do crescimento das plantas infestantes, em pós-emergência precoce, quando as mesmas apresentarem de 2 a 4 folhas. Recomenda-se uma única aplicação por ciclo da cultura.
ALHO:
Iniciar a aplicação com o alho acima de 3 folhas, quando as plantas infestantes estiverem na fase inicial de desenvolvimento, em pós-emergência precoce, com 2 a 4 folhas. Recomendase uma única aplicação por ciclo da cultura.

MODO/EQUIPAMENTO DE APLICAÇÃO
 O produto pode ser aplicado com equipamentos terrestres costais manuais e tratorizados.
Bicos: Deverão ser utilizados preferencialmente bicos de jato cônico vazio de Série D ou similar com a combinação de ponta e difusor adequados para se obter uma boa deposição da calda sobre o alvo desejado sem escorrimento do produto. Isto é recomendado para qualquer tipo de equipamento utilizado para aplicação.
Faixa de deposição: Com equipamentos terrestres a faixa ficará limitada ao comprimento da barra, ou quando utilizar apenas um bico à amplitude do jato produzido pelo mesmo.
Altura da barra: O bico de pulverização deverá estar posicionado a uma altura de 50 cm do topo da planta ou do alvo de deposição desejado.
Tamanho e densidade de gotas: Deverão ser utilizadas gotas com um DMV de 150-180 micras e uma densidade de gotas mínimas de 40 gotas/cm².
Volume de aplicação: 200 - 400 L de calda /ha, procurando-se evitar o escorrimento do produto sobre as plantas.
Condições climáticas:
- Temperatura máxima: 27 °C.
- Umidade relativa do ar: mínimo 55%.
- Velocidade do vento: máximo 10 km/h (3 m/s).
Considerar sempre que a umidade do ar é o fator mais importante já que determina uma maior ou menor rapidez de evaporação das gotas de pulverização. Gotas muito grossas ocasionarão um escorrimento do produto nas folhas das plantas infestantes e gotas muito finas, causarão perdas e problemas ambientais pela sua excessiva deriva.

INTERVALO DE SEGURANÇA
Alho................................ 60 dias
Cebola............................ 55 dias

INTERVALO DE REENTRADA DE PESSOAS NAS CULTURAS E ÁREAS TRATADAS
24 horas após a aplicação. Caso haja necessidade de reentrar nas lavouras ou áreas tratadas antes deste período, usar macacão de mangas compridas, luvas e botas.

LIMITAÇÕES DE USO
Não utilizar o produto em cebola cultivada no sistema de semeadura direta sem que seja respeitado o estágio das plantas de cebola de no mínimo 4 folhas para realização da aplicação.
Fitotoxicidade: Na cultura e dose recomendada o produto apesar de provocar uma leve fitotoxicidade não afeta a produção da cultura.
Outras restrições: Para uma boa atuação do produto, é essencial a presença de luminosidade.

INFORMAÇÕES SOBRE MANEJO DE RESISTENCIA
O uso continuado de herbicidas com o mesmo mecanismo de ação pode contribuir para o aumento de população de plantas daninhas a ele resistentes. Como prática de manejo de resistência de plantas daninhas deverão ser aplicados herbicidas, com diferentes mecanismos de ação, devidamente registrados para a cultura. Não havendo produtos alternativos, recomenda-se a rotação de culturas que possibilite o uso de herbicidas com diferentes mecanismos de ação. Para maiores esclarecimentos, consulte um engenheiro agrônomo.

Registado para culturasTaxaIntervalo de segurança
Alho1 - 2 l60
Cebolas1 l55