Fedegoso

Senna occidentalis

Espécie arbustiva anual que se desenvolve de forma espontânea em todo o País, vegetando em áreas com lavouras anuais e perenes, pastagens, terrenos baldios e orla de fragmentos florestais. Ocorre em áreas ocupadas com fruticultura, a exemplo dos pomares de goiaba. Hospeda o fungo Cercospora apii, que provoca a cercosporiose na salsa e no aipo. Fornece pólen para mamangavas do gênero Xylocarpa.
Apresenta caule verde ou com pigmentação avermelhada, bastante ramificado, cilíndrico nas partes velhas e quadrático nas partes jovens da planta. Folhas alternadas helicoidais, compostas penadas, estipuladas e com bainha e pulvino bem desenvolvidos na base da raque, a qual transporta de 5 a 8 pares de folíolos lanceolados ou ovalados, membranáceos, opostos e com curtos peciólulos. Todos sempre com o ápice em ângulo agudo e com a base levemente assimétrica. Inflorescência terminal do tipo cacho e flores aos pares nas axilas das folhas. Flores pedunculadas, cálice com 5 sépalas livres, corola com 5 pétalas livres, desiguais e de coloração amarela, que protegem o androceu com estames livres e o gineceu unicarpelar com ovário longo e verde. Fruto do tipo legume levemente encurvado e achatado, contendo numerosas sementes acastanhadas. Assemelha-se com S. hirsuta, a qual apresenta folhas compostas penadas, cujos folíolos são predominantemente ovalados e os frutos do tipo legume mais cilíndricos. Propaga-se por meio de sementes.
Planta invasora de culturas anuais, perenes, pomares e especialmente pastagens. Tolera solos pobres, erodidos e secos. É tóxica para bovinos, ovinos, equinos e aves.

Produtos fitofarmacêuticos