Tordon

Categoria
Herbicidas
Registrado até
N/A
Número de registo
358709
Materiais ativos
Ligações

CARACTERÍSTICAS GERAIS
Tordon é um herbicida recomendado para o controle de dicotiledôneas indesejáveis de porte arbóreo, arbustivo e subarbustivo em pastagens e para a erradicação de touças de eucalipto na reforma de áreas florestais.

INÍCIO, NÚMERO, ÉPOCA E INTERVALO DE APLICAÇÃO
Pastagem: Para pulverização foliar de qualquer tipo: Uma só aplicação, em época quente, com boa pluviosidade, onde as plantas a serem combatidas estejam em intenso processo vegetativo. Isto ocorre normalmente de outubro a março. No norte do Pará e no Amazonas a ocorrência de chuvas é menor entre maio e agosto, o que torna essa época mais favorável às aplicações aéreas. Para tratamento de tocos e anéis: Uma só aplicação, em qualquer época do ano. Deve-se fazer um tratamento e fazer um repasse em caso de rebrota. Para o repasse respeitar a época indicada anteriormente.
Obs.: Para repasse por via foliar, esperar que a rebrota atinja uma superfície foliar equilibrada o suficiente, para absorver uma quantidade de produto que atinja todo o seu sistema radicular.
Para rebrota de tocos é preferível refazer o corte e reaplicar o produto, em lugar de aplicar nas poucas folhas de rebrota. Isso porque essa área foliar de rebrota é insuficiente para absorver a quantidade de herbicida necessário.

Erradicação de Eucalipto: Uma só aplicação em qualquer época do ano.

MODO E EQUIPAMENTOS DE APLICAÇÃO
Pastagens:
Aplicação aérea:
- Aplicação foliar em área total: Esse tratamento deve ser feito por aviãoquando as áreas forem extensas e as pastagens infestadas densamentepor plantas daninhas de pequeno, médio e grande porte. Aplicar o produtomolhando bem e uniformemente toda a folhagem da planta.
- Tipo de equipamento: Aéreo, usando-se barras com bicos com uma angulaçãode 45º para trás com referência à corda da asa.- Volume de aplicação: 30 a 50 L/ha.
- Altura do voo: Para áreas sem obstáculos: “paliteiros” (remanescente da derrubada, árvoressecas, etc.) cerca de 15 m sobre a vegetação a controlar. Para áreas com obstáculos: “paliteiros” impedindo o voo uniforme a baixaaltura, cerca de 40 m sobre a vegetação a controlar.
- Largura da faixa de deposição:- Para aviões: 18 a 20 m dependendo da altura de voo. No caso de 40 m dealtura de voo, a faixa total poderá atingir 20 m, porém consideram-se 18 mde faixa útil.- Para helicópteros: seguir as recomendações anteriores, porém com aslarguras de faixa de 15 a 18 metros.
- Tamanho e densidade de gotas na deposição sobre a vegetação: 200 a 400µm com 6 a 18 gotas/cm2 variando com o tamanho da gota.
- Condições Climáticas: Aplicar de outubro a março (no período chuvoso) de acordo com os seguinteslimites meteorológicos:- Vento: 0 a 6 km/h - controlado por anemômetro.- Umidade relativa >50% - controlados por termohigrômetro- Temperatura < 30ºC- Tipos de bicos: bicos cônicos com orifícios de D8 a D12 sem core, variandocom o tamanho desejado de gota e altura de voo.- Pressão: 20 psi na barra.
- Agitação do produto: na preparação da calda é realizada com moto bombae no avião através do retorno.Prevenção de Deriva:- Para evitar efeitos indesejáveis, observar os limites meteorológicos definidosacima, e mais:- efetuar levantamento prévio de espécies sensíveis ao produto nas áreaspróximas;- nunca fazer a aplicação aérea a menos de 2000 metros de plantas ouculturas sensíveis.- controlar permanentemente o sentido do vento: deverá soprar da culturasensível para a área da aplicação. Interromper o serviço se houvermudança nessa direção.
- Nas aplicações aéreas, a Dow AgroSciences Industrial Ltda. está à disposição para oferecer orientação e assistência técnica.

Aplicação Terrestre - Trator com Barra:
Barra de 18 bicos - separação de 50 cm entre bicos.
- Bicos em leque, pontas 80.05, 80.06 e 80.08, malha 50.
- Pressão: 20 a 45 lb/pol2.
- Vazão: 200 - 400 L/ha.
- Velocidade do trator: 6 a 8 km/h.
- Tamanho da gota (grande): 500 a 600 µm.
- Densidade da gota: 100 - 150/cm2.

Aplicação Terrestre - Trator com Turbina de Fluxo de Ar:
- Largura de faixa: 12 a 15 m.
- Vazão: 150 - 200 L/ha.
- Velocidade do trator: 3ª marcha reduzida ou 1ª simples.
- Tamanho da gota: 100 - 200 µm.
- Densidade de gota: 50 a 100/cm2.

Erradicação de Eucalipto: Aplicar o produto no toco, logo após o corte das árvores ou no máximo até24 horas após essa operação. Utilizar pulverizador tratorizado. Aplicar nasuperfície do corte até o ponto de escorrimento.Nota: Sobre outros equipamentos, providenciar uma boa cobertura depulverização nas plantas.

Registado para culturasTaxa
Pastagem1 - 6 l