Saco de padre

Cardiospermum halicacabum

Espécie de trepadeira anual dotada de gavinhas, que se desenvolve em todo o País. Mais rara na Região Centro-Oeste. Instala-se em áreas onde se torna indesejável pelo fato de fixar-se às plantas cultivadas, dificultando as práticas agrícolas e a operação de colheita, além de competir por luminosidade. Ocorre com frequência nos pomares comerciais do polo de fruticultura irrigada do Vale do São Francisco.
Apresenta folhas alternadas, compostas trifoliadas, sendo os folíolos altamente recortados também em 3 segmentos. Possui inflorescência axilar com eixo constituído por flores e gavinhas. Flores de sexo separado ou hermafroditas, contendo cálice com 4 sépalas e corola com 4 pétalas amareladas. Fruto capsular inflado, sementes globosas e escuras, com o hilo claro e cordiforme. Propagação por meio de sementes.
É uma planta invasora trepadeira medianamente frequente, infestando principalmente lavouras perenes, linhas de cerca, pomares e terrenos baldios. Planta morfologicamente bastante variável, dependendo da região onde ocorre. 

Produtos fitofarmacêuticos