Bichado da fruta

Cydia pomonella

Descrição: O adulto de bichado é um pequeno lepidóptero da família Tortricidae, que se encontra presente em praticamente todas as regiões de produção de pomóideas do mundo. Em Portugal é a praga mais importante na cultura da pereira, podendo destruir a totalidade da produção, caso não se apliquem meios de luta no pomar.
O adulto apresenta as asas anterior de cor cinzenta acastanhado, com uma mancha acastanhada na extremidade e tem cerca de 20 mm de envergadura. Os ovos, de forma circular e aspecto granuloso, medem aproximadamente 1 mm de diâmetro. As posturas são efectuadas sobre as folhas, frutos ou ramos, de forma isolada ou ocasionalmente em grupos de dois ou três. A lagarta neonata (L1) mede 1,4 mm e apresenta a cabeça negra e corpo de cor branca. Nos últimos instares (L4-L5) a lagarta de cor rosa pálido atinge 18 mm a 20 mm de comprimento. A pupa apresenta 9 mm a 10 mm de comprimento e coloração castanha.
Na região do Ribatejo e Oeste, o ciclo do bichado apresenta duas gerações por ano. O insecto passa o Inverno na forma de lagarta completamente desenvolvida (L5), num casulo esbranquiçado, nas rugosidades da casca ou no solo. A transformação para pupa inicia-se em Março, podendo durar 20 a 30 dias, dependendo das condições meteorológicas.
Nesta região, os primeiros adultos surgem durante o final de Março ou princípio de Abril, estando presentes no pomar até fim de Setembro. O voo das borboletas ocorre ao crepúsculo, em tardes quentes e calmas, com temperatura superior a 15ºC. A postura pode iniciar-se poucas horas após a emergência das fêmeas, escalonando-se ao longo do seu período de vida (10 a 20 dias), podendo cada fêmea colocar 50 a 80 ovos. O período de incubação dos ovos dura 7 a 15 dias, de acordo com a temperatura. Após a eclosão, a lagarta procura penetrar o fruto em qualquer local, preferindo a zona da fossa apical, o ponto de contacto entre dois frutos ou a zona de inserção do pedúnculo. A lagarta escava uma galeria desde a epiderme do fruto até à cavidade seminal, onde finalmente consome as sementes. O seu desenvolvimento decorre num período de 20 a 30 dias, após o qual o insecto abandona o fruto procurando um local para pupar. Como resultado da sua actividade alimentar, a lagarta liberta os excrementos para o exterior do fruto através do orifício de penetração. Os frutos atacados ficam comercialmente desvalorizados podendo mesmo cair da árvore.

Estratégia de luta: No que respeita à estratégia de luta para o bichado, um método promissor para o combate ao bichado é a confusão sexual, presentemente em estudo, mas com sucesso largamente demonstrado noutros países onde a praga é também muito importante.
Há alguma fauna auxiliar útil em termos de limitação natural das populações da praga, nomeadamente Chrysopa sp. e Trichogramma ssp., predador e parasitóide de ovos, respectivamente. No entanto, a sua acção mostra-se muitas vezes ineficaz quando se pretende que a população não ultrapassse os níveis económicos de ataque, tornando-se imperativo o tratamento.