Steward

Fabricante
Ascenza
Categoria
Inseticidas
Registado até
N/A
Número de registro
0093
Materiais ativos
Ligações

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
STEWARD é um inseticida específico contra Lepidópteros e outros insetos (Cicadelídeos por exemplo), atua sobretudo por ingestão, embora apresente também ação por contacto.
Possui um efeito de choque muito elevado e boa persistência de ação: 10-14 dias.
Apresenta impacto muito baixo sobre os principais auxiliares.

MODO DE APLICAÇÃO
Calibrar correctamente o equipamento assegurando a uniformidade na distribuição de calda no alvo biológico pretendido. Calcular o volume de calda gasto por ha em função do débito do pulverizador (L/min), da velocidade e largura de trabalho (distância entrelinhas). Nas fases iniciais de desenvolvimento das culturas aplicar a calda com a concentração indicada. Em pleno desenvolvimento vegetativo, adicionar a quantidade de produto proporcionalmente ao volume de água distribuído por ha, pelo pulverizador, de forma a respeitar a dose.

MODO DE PREPARAÇÃO
No recipiente onde se prepara a calda, deitar metade da água necessária. Juntar a quantidade de produto a utilizar e completar o volume de água, agitando sempre.

OBSERVAÇÕES
O STEWARD é sobretudo um larvicida, mas apresenta uma ação ovicida que em algumas espécies (como por exemplo a Lobesia botrana) é significativa. Dado que a ação larvicida é sempre mais importante, deve ser aplicado logo que se detetem as primeiras lagartas.
O STEWARD apresenta um elevado efeito anti-alimentação. Num curto intervalo de tempo após a aplicação -2 a 4 horas- as lagartas deixam de se alimentar, o que assegura uma boa proteção da cultura.
A ação do STEWARD é independente do estado de desenvolvimento larvar: tem excelente eficácia quer sobre larvas jovens quer sobre lagartas desenvolvidas.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
O STEWARD tem elevado nível de segurança para aplicadores e outros trabalhadores agrícolas. Não tem intervalo de reentrada, o que é importante em culturas que são colhidas frequentemente, caso do tomate em estufa.
Para mais informações consulte a Ficha de Dados de Segurança do produto.
Os produtos fitofarmacêuticos (PFF) homologados em Portugal podem ser utilizados em proteção integrada (PI), não existindo uma lista de PFF's recomendados especificamente para esse efeito. A escolha do PFF deve ter, obrigatoriamente, em consideração a aplicação dos princípios gerais da PI e as normas definidas para a cultura.

Registado para culturasTaxaIntervalo de segurança
Alcachofras125 g10
Alface125 g14
Alface-de-cordeiro125 g14
Endívia125 g14
Espinafre125 g10
Bananas4 g7
Couve85 g3
Couve de Bruxelas85 g28
Couve-flor85 g3
Brócolos85 g3
Maçãs165 g7
Peras165 g7
Pêssegos165 g7
Nectarinas165 g7
Pessegos165 g7
Milho125 g35
Milho doce125 g3
Tomates125 g3
Pimentas125 g3
Berinjela125 g3
Abóboras125 g3
Abobrinha125 g3
Melância125 g3
Melões125 g3
Pepinos125 g3
Uvas125 g10