Buggy

Fabricante
Others
Categoria
Herbicidas
Registado até
Registro expirado
Número de registro
0069
Materiais ativos

CARACTERISTICAS / MODO DE ACÇÃO
BUGGY é um herbicida sistémico, de aplicação em pós-emergência, destinado a combater as infestantes anuais e vivazes na vinha, pomares de pereiras, macieiras, citrinos, pessegueiros, damasqueiros, amendoeiras, cerejeiras, aveleiras, oliveiras, bananeiras, antes da instalação de culturas e em técnicas de sementeira directa, mas sempre antes da emergência da cultura, marachas dos arrozais, pousios, renovação de pastagens, zonas não cultivadas, infestantes aquáticas e rabo-de-raposa na cultura da faveira.

ÉPOCA E CONDIÇÕES DE APLICAÇÃO
As infestantes anuais devem ser combatidas nas primeiras fases de desenvolvimento e as vivazes até à floração.
O herbicida BUGGY não tem acção residual, decompondo-se em contacto com o solo.
As aplicações em favais contra rabo-de-raposa devem ser efectuadas quando nas raízes das faveiras aparecerem os primeiros “sinais” de desenvolvimento subterrâneo da planta parasita (Orobanche spp.). Dever-se-ão observar a partir da floração, as raízes das faveiras (2 vezes por semana). Repetir o tratamento passadas 2 semanas.
Para combater o feto aplicar o herbicida quando todas as folhas estiverem bem abertas e ainda verdes.
Nas marachas dos arrozais aplicar após a colheita do arroz, enquanto as infestantes estiverem verdes ou durante o ciclo da cultura em aplicações localizadas (com campânula).
Antes da instalação de culturas: aplicar quando as infestantes se encontram em crescimento activo.
Sementeira directa: aplicar sempre antes da emergência da cultura, quando as infestantes anuais estão no estado jovem e as vivazes em crescimento activo.
Infestantes aquáticas: tratar no período de Junho/Julho.
No caso da “junça” e da “juncinha”, cujas nascenças ocorrem durante um longo período de tempo, efectuar duas aplicações de BUGGY. Na primeira aplicar 6 l/ha e na segunda 3 L/ha.
Em aplicações localizadas sobre manchas de infestantes vivazes, aplicar BUGGY em calda com a concentração de 1,5%.
Antes da instalação de culturas e em técnicas de sementeira directa, mas sempre antes da emergência da cultura, para o controlo de infestantes anuais nas primeiras fases de desenvolvimento também podem ser usadas as doses de 0,75 L/ha a 1,5 L/ha.

MODO DE PREPARAÇÃO DA CALDA
No recipiente em que se prepara a calda, deitar metade da água necessária. Juntar a quantidade de produto a utilizar e completar o volume de água, agitando sempre.

MODO DE APLICAÇÃO
Calibrar correctamente o equipamento, calculando o volume de calda gasto por hectare, de acordo com o débito do pulverizador (L/min), da velocidade e largura de trabalho, com especial cuidado na uniformidade da distribuição da calda. A quantidade de produto e o volume de calda devem ser adequados à área de aplicação, respeitando as doses indicadas. Para diminuir o risco de arrastamento evitar pressões superiores a 2 kg/cm2. e/ou usar bicos anti-arrastamento. Em situações de haver arrastamento para as plantas a proteger, usar bicos cobertos com “palas” ou “campânulas de protecção”.
Volume de calda a utilizar: 200 a 600 litros por hectare. A utilização de baixos volumes de calda aumenta a eficácia do produto.
Após cada aplicação, lavar o material frequentes vezes com água e detergente (incluindo filtros e bicos).

Registado para culturasTaxaIntervalo de segurança
Gliofosato que mata todas as plantas0.13 - 10 l28