Feto

Pteridium aquilinum

Descrição: A Pteridium aquilinum, popularmente chamada de feto, é uma planta perene, rizomatosa, herbácea, ereta e ramificada, medindo entre 50 a 180 cm de altura. Com caule subterrâneo, frondes enrolados em báculo, robustos, verde-avermelhados, em seguida erectas, abertas, verdes, em moitas, pecíolos robustos, limbo glabro, duplamente dividido em folíolos inteiros ou denticulados e praticamente opostos, arredondados no vértice, truncados obliquamente ou auriculados na base. Pecíolos secundários com frondes férteis diferenciados numa comprida panícula terminal castanha coberta por esporângios globulosos, tetraédricos.
Com exceção feita às plantas daninhas, é possivelmente a mais ampla e distribuída das plantas vasculares.
Trata-se de um vegetal de característica invasora, sendo bastante frequente em solos ácidos, arenosos e de baixa fertilidade. Infesta campos, matas ciliares, matos e de estradas. O gênero Pteridium é monotípico e a única espécie é a aquilinum. Entretanto, nessa espécie, há duas sub-espécies e doze diferentes variedades geográficas.

Localização: É uma planta cosmopolita de todas as regiões tropicais e temperadas como Europa, pântanos e turfeiras e em Portugal, nos locais húmidos do Minho ao Algarve.