Jacinto-aquático

Eichhornia crassipes

Eichhornia crassipes Mart. é uma espécie de planta aquática da família Pontederiaceae, conhecida pelos nomes comuns de jacinto-de-água e aguapé. E. crassipes é uma planta aquática (hidrófito) flutuante, perene, com caules vegetativos muito curtos, folhas largas, obovadas, com lâminas espessas e lustrosas de (2)-10 a 16-(20) cm de comprimento, dispostas em roseta. Os pecíolos são ascendentes, alongados, inchados (bulbosos) na base, dotados de tecido aerenquimatoso esponjoso. A espécie apresenta dimorfismo foliar nas folhas que crescem agrupadas, com as folhas puramente ascendentes a apresentarem pecíolos mais alongados e menos inchados.
As plantas flutuam acima da superfície da água, mantidas erectas pela massa de aerênquima presente na base dos pecíolos, podendo elevar-se acima da água até 50-100 cm. As raízes são plumosas, negro-purpurescentes, mantendo-se livremente pendentes abaixo da superfície da água.
As flores crescem ocorrem em inflorescências erectas, do tipo espiga, com 8-15 flores vistosas, com coloração rosada a lilás ou azul-celeste e uma conspícua mancha amarela no lóbulo superior do perianto. O cálice apresenta 6 pétalas desiguais. Quando não está em flor a espécie apresenta semelhanças morfológicas com Limnobium spongia.
O fruto é uma cápsula de 1,5 cm de comprimento, com numerosas pequenas sementes. Cada planta pode produzir milhares de sementes em cada ano e as sementes mantêm-se viáveis por mais de 28 anos.
E. crassipes é considerada uma das plantas de crescimento mais rápido que se conhece, na maioria dos casos reproduzindo-se vegetativamente por meio de estolhos que se soltam da planta mãe. No Sueste Asiático foram assinalados casos em que a população alastrava 2 a 5 m por dia. Conhecem-se observações que indicam que, em situações óptimas, o número de plantas duplica em cada duas semanas.
E. crassipes é a única espécie do género Eichhornia estritamente flutuante, embora por curtos períodos possa ancorar-se e enraizar em solos saturados de água. Ocorre em corpos de água doce, preferindo habitats de águas lênticas, especialmente em rios de águas lentas, lagos, charcos e albufeiras dos trópicos e subtrópicos e das regiões temperadas quentes localizados a latitudes entre os 40° N e os 45° S.

Produtos fitofarmacêuticos