Fontelis

Fabricante
DU PONT
Categoria
Fungicidas
Registado até
N/A
Número de registro
1778
Materiais ativos
Ligações

CARACTERÍSTICAS GERAIS
O FONTELIS é um fungicida preventivo com amplo espectro de acção indicado para o controlo do pedrado e estenfiliose da pereira e podridão cinzenta do tomateiro, beringela e pepino.

MODO DE ACÇÃO
O FONTELIS contém pentiopirade, uma substância activa que pertence ao grupo químico das carboxamidas. O pentiopirade inibe a enzima succinato desidrogenase (SDHI) bloqueando deste modo a respiração celular ao nível do complexo II (Grupo C2 da FRAC).

MODO DE PREPARAÇÃO DA CALDA
No recipiente onde se prepara a calda, deitar metade da água necessária. Juntar a quantidade de produto a utilizar e completar o volume de água, agitando sempre.

MODO DE APLICAÇÃO
Calibrar correctamente o equipamento, para o volume de calda gasto por ha, de acordo com o débito do pulverizador (L/min), da velocidade e largura de trabalho (distância entre-linhas), com especial cuidado na uniformidade da distribuição da calda. A quantidade de produto e o volume de calda devem ser adequados à área de aplicação, respeitando as concentrações/doses indicadas. Nas fases iniciais de desenvolvimento das culturas, aplicar a calda à concentração indicada. Em pleno desenvolvimento vegetativo, adicionar a quantidade de produto proporcionalmente ao volume de água distribuído por ha, pelo pulverizador, de forma a respeitar a dose. Volumes de calda: Pereira: 500 a 1500 L/ha; Tomateiro: 700 a 1200 L/ha; Beringela e Pepino: 700-1000 L/ha.

OBSERVAÇÕES
Após a aplicação do produto, 20% permanece na superfície da folha e têm um efeito preventivo.
Cerca de 75% da quantidade aplicada é adsorvida pela cutícula cerosa, constituindo uma fonte primária para o controlo preventivo. Esta quantidade de produto é, também, um reservatório de substância ativa disponível para translocação para o interior da folha e movimento através e dentro da mesma.
Os restantes 5% penetram rapidamente na folha, sendo responsáveis pelo controlo da doença após o início da infeção e têm movimento translaminar.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
FONTELIS contém óleo mineral na sua composição. No caso de ser considerada a realização de misturas extemporâneas com o FONTELIS, ter em atenção que para certos produtos reativos a caldas oleosas (por exemplo: captana ou enxofre), devem ser seguidas as indicações constantes dos rótulos daqueles produtos.
Para mais informações consulte a Ficha de Dados de Segurança do produto.
Os produtos fitofarmacêuticos (PFF) homologados em Portugal podem ser utilizados em proteção integrada (PI), não existindo uma lista de PFF’s recomendados especificamente para esse efeito. A escolha do PFF deve ter, obrigatoriamente, em consideração a aplicação dos princípios gerais da PI e as normas definidas para a cultura.

Registado para culturasTaxaIntervalo de segurança
Peras0.75 - 1.125 l21
Maçãs0.75 - 1.125 l21
Tomates2 l1
Berinjela2 l1
Pepinos2 l1