Montana Sapec

Fabricante
Sapec Agro
Categoria
Herbicidas
Registado até
Registro expirado
Número de registro
0046
Materiais ativos

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
MONTANA SAPEC é um herbicida sistémico e não selectivo, sem efeito residual.
O produto deverá ser aplicado em pós-emergência das infestantes, controlando um largo espectro de anuais, vivazes, perenes e lenhosas.
MONTANA SAPEC é absorvido pelas folhas e partes verdes das plantas e, seguidamente, transportado pela seiva até às raízes, destruindo-as completamente (destrói os órgãos subterrâneos que funcionam como órgãos de reprodução de algumas infestantes).

MODO DE APLICAÇÃO
Em situações de haver arrastamento para as plantas a proteger, os bico do pulverizador devem estar protegidos por "palas" ou "campânulas" de proteção.
A utilização de baixos volumes de calda aumenta geralmente a eficácia do produto.
Calibrar adequadamente o pulverizador, calculando o volume de calda a utilizar por hectare, de modo a assegurar a distribuição uniforme da calda. A quantidade de produto e o volume de calda devem ser calculados em função da área a aplicar. Para diminuir o risco de arrastamento evitar pressões superiores a 2 Kg/cm2 e o uso de atomizadores.
Após a aplicação do herbicida, lavar o material com água e detergente.

ÉPOCA E CONDIÇÕES DE APLICAÇÃO
Controlar as infestantes anuais nas primeiras fases de desenvolvimento e as vivazes até à floração.
Nas marachas dos arrozais aplicar após a colheita do arroz, enquanto as infestantes estiverem verdes ou durante o ciclo da cultura em aplicações localizadas (com câmpanula).
As aplicações em favais contra o rabo-de-raposa devem ser efetuadas quando, nas raízes das faveiras, se notarem os primeiros “tubérculos” ou “gomos” de desenvolvimento subterrâneo daquela planta parasita. Deve-se observar as raízes das faveiras (amostras colhidas 2 vezes por semana) a partir da floração. Repetir a aplicação 15 dias depois.
No combate aos fetos, fazer as aplicações quando todas as folhas estiverem bem abertas e ainda verdes.
Nas infestantes aquáticas obtêm-se melhores resultados com aplicações em Junho-Julho.

MODO DE PREPARAÇÃO
No recipiente onde se prepara a calda deitar metade da água necessária. Juntar a quantidade de produto a utilizar e completar o volume de água, agitando sempre.

OBSERVAÇÕES
Os primeiros sintomas visíveis, da aplicação de MONTANA SAPEC, surgem 7 a 14 dias depois mas as plantas param o seu desenvolvimento nas 24 horas seguintes,
deixando de competir com a cultura.
Na preparação da calda ter atenção às águas calcárias pois podem reduzir a eficácia deste tipo de produtos (corrigir o pH).
Não mobilizar o terreno nas primeiras 3-4 semanas após a aplicação para o controlo de infestantes vivazes. Para as anuais, 48 horas após a aplicação.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Em situações de haver arrastamento para as plantas a proteger, os bicos do pulverizador devem estar protegidos por campânulas de proteção.
Não aplicar quando se prevê chuva nas 6 horas seguintes à aplicação.
Nas marachas dos arrozais, aplicar MONTANA SAPEC a seguir à ceifa do arroz, enquanto as infestantes estão verdes.
Não aplicar em vinhas e pomares com menos de 3 anos.
Nas infestantes aquáticas obtêm-se melhores resultados com MONTANA SAPEC em junho-julho.
Para mais informações consulte a Ficha de Dados de Segurança do produto.
Os produtos fitofarmacêuticos (PFF) homologados em Portugal podem ser utilizados em proteção integrada (PI), não existindo uma lista de PFF’s recomendados especificamente para esse efeito. A escolha do PFF deve ter, obrigatoriamente, em consideração a aplicação dos princípios gerais da PI e as normas definidas para a cultura.

Registado para culturasTaxaIntervalo de segurança
Gliofosato que mata todas as plantas0.13 - 10 l28