Ortiva

Fabricante
SYNGENTA
Categoria
Fungicidas
Registado até
N/A
Número de registro
0013
Materiais ativos
Ligações

CARACTERÍSTICAS GERAIS
Fungicida para combate ao míldio, oídio, alternariose, estenfíliose, septoriose em várias culturas hortícolas e ferrugem castanha, helmintosporiose e piriculariose em cereais.

MODO DE ACÇÃO
A azoxistrobina é um fungicida de largo espectro com um novo modo de acção.Inibe o eletrão de transporte do citocromo bc1 dentro da mitocôndria, resultando na paragem de formação de ATP com a consequente perda de energia do patogénio. O largo espectro de acção é o resultado desta acção bioquímica comum a todas as espécies de fungos patogénios. A ausência de ATP reflecte-se sobre todos os processos celulares consumidores de energia, muito particularmente nos estados de desenvolvimento dos fungos mais exigentes em energia, tais como a germinação e mobilidade dos esporos. Esta acção vai também incidir sobre o desenvolvimento do micélio e sobre a esporulação. O Ortiva é um fungicida que possui propriedades de penetração, de sistemia e translaminares. A maior parte do produto aplicado permanece na superfície da folha protegendo-a contra o ataque dos esporos, o que lhe confere características fortemente preventivas. Nos fungos endoparasitas é muito importante a capacidade do Ortiva em penetrar e redistribuirse nas folhas permitindo-lhe ter uma acção curativa. A acção sistémica pelo xilema e nomeadamente translaminar proporcionam uma protecção de toda a planta. O Ortiva também tem a capacidade de impedir a formação de esporangioforos e esporângias sendo um produto anti-esporulante.

MODO DE PREPARAÇÃO DA CALDA E UTILIZAÇÃO
A calda deve ser preparada directamente no depósito do pulverizador, procedendo da seguinte forma: colocar água até 2/3 da sua capacidade; colocar o agitador em funcionamento; deitar a quantidade de produto necessária, após retirar o filtro da “boca” do pulverizador; completar com o volume de água pretendido, agitando sempre. Aplicar em pulverização, procurando uma boa cobertura dos orgãos a proteger. As aplicações atrás indicadas referem-se a pulverizações em alto volume (1000 l/ha). Quando a aplicação se faz com aparelhos de médio ou baixo volume (turbinas ou atomizadores), a concentração deve ser aumentada de modo que a dose de produto por hectare seja a mesma que no alto volume.

Registado para culturasTaxaIntervalo de segurança
Pepinos0 l3
Melões0.8 l3
Abobrinha0 l3
Tomates1 l3
Cenouras0 l10
Alface0 l7
Cebolas0 l14
Morangos0.8 l3
Pimentas0.8 l3
Trigo de Inverno0.8 - 1 l35
Trigo de Primavera0.8 - 1 l35
Cevada de Primavera0.8 - 1 l35
Cevada de Inverno0.8 - 1 l35
Arroz0.8 - 1 l28